A região norte poderia ser melhor com boas estradas, curtas viagens hidroviárias, melhor qualidade de vida e a preservação do meio ambiente e terras indígenas. Que Deus abençoe o povo do norte.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
A região norte poderia ser melhor com boas estradas, curtas viagens hidroviárias, melhor qualidade de vida e a preservação do meio ambiente e terras indígenas. Que Deus abençoe o povo do norte.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Olá pessoal. Essa é uma companhia ferroviária imaginária que eu criei no estado do Rio Grande do Sul. Espero que gostem.
Nome: Pampas Logística.
Fundação: 1854.
Bitolas: 1,000 mm e 1,600 mm.
Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.
Sedes: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Local: Brasil.
Área: Rio Grande do Sul.
Empregados: 4.000.
Valor de mercado: 4,1 bilhões. (2017).
Mapa das ferrovias da Pampas.
Nos anos 1840 depois do
fim da guerra dos Farrapos, o governo do Rio Grande do Sul, capitalistas e
fazendeiros discutiam um plano de uma ferrovia na província. A primeira linha a
ser planejada foi de Canoas próxima a Porto Alegre a Uruguaiana na fronteira
com a Argentina. Em fevereiro de 1854 foi criada a Companhia de Estradas de
Ferro Pampas, e no mesmo ano iniciou-se a construção da linha de Porto Alegre a
Uruguaiana no sentido leste oeste, passando por Santa Maria, tendo sua
conclusão em novembro de 1860. A conclusão dessa linha foi possível através da
hidrovia do rio Uruguai. A ferrovia possibilitou o transporte de pessoas, gado,
alimentos e produtos agropecuários.
Em 1863 iniciaram a
construção da linha de Porto Alegre a Jaguarão no sentido norte sul, passando
em Pelotas, sendo finalizada em 1869, ligando o Brasil e Uruguai. Em 1872 foram
abertas as obras da linha de Dilermando Aguiar a São Borja no sentido leste
oeste, passando em Santiago, sendo concluída em 1876. No mesmo ano foi
construído o ramal de Novo Hamburgo.
Em 1880 iniciou-se a
construção da linha de Basílio a Jaguari no sentido leste oeste, passando por
Bagé e Cacequi, sendo finalizada em 1885. Foi construído também o ramal de Rio
Grande em 1880 e 1881. Em 1886 foi construída a linha de Montenegro. Em 1891, a
Pampas iniciou a construção da linha de Cristal a Santana do Livramento no
sentido leste oeste, passando em Santana da Boa Vista, tendo sua conclusão em
1896.
Em 1903, o ramal de Novo
Hamburgo é estendido até Canela. Em 1906, foram abertas as obras da linha de
Cacequi a Santana do Livramento, passando em Rosário do Sul, sendo concluída em
1910. Em 1914 foi construída a linha de
Lajeado, permitindo um novo acesso a Caxias do Sul. Nos anos 1930 a Companhia
Pampas construiu a linha de Alegrete a Quaraí. Nessa época, foi construído o
terceiro trilho com a bitola de 1,000 mm de Porto Alegre á Uruguaiana para se
conectar com a malha norte da Argentina, Chile e Bolívia.
Em 1941 foram abertas as
obras da linha de Cachoeira do Sul a Aceguá no sentido norte sul, passando em
Santana da Boa Vista, sendo concluída em 1944. Em 1952 iniciou-se a construção
da linha de Pelotas a Santa Maria, passando também e Santana da Boa Vista,
sendo concluída em 1956.
Locomotiva
EMD SD70 a diesel da Pampas, Rio Grande do Sul, 2018.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
Bumerangue (em inglês: boomerang) é um objeto de arremesso com origem em várias
partes do mundo. Como desporto, o seu número de adeptos vem crescendo em todo o
mundo. Constantemente confundidos com os Kylies (armas de arremesso), os bumerangues foram criados para voltar à mão
do arremessador quando não atingir um alvo.
Mas, o que é o efeito bumerangue? Há oitenta anos atrás, pouco antes de
findar a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba
atômica em Hiroshima no Japão em 6 de agosto de 1945, pois o país não queria se
render e pretendia conquistar parte do mundo. No dia 9 do mesmo mês, os Estados
Unidos lançaram outra bomba, mas em Nagasaki. Tanto nessa cidade quanto em
Hiroshima foram destruições totais, causando milhares de mortes e efeitos da
radiação nas pessoas. A queimadura foi tão terrível que as pessoas entraram em
um rio para aliviar a dor, e sem falar dos prejuízos á saúde. Então o Japão se
rendeu e os Estados Unidos comemoraram a vitória.
Muitos se perguntam por que certas coisas injustas acontecem e por que o
mal sai vitorioso várias vezes. Quando a conta chega, qual é o seu valor e resultados?
No dia onze de setembro de 2001 aconteceu o que ninguém esperava. Não era um
filme, não era um programa de tv, nem uma montagem. Naquele dia, terroristas sob
o comando de dois aviões acertaram as duas torres do World Trade Center em Nova
York, Estados Unidos. O ataque foi arrasador, o mundo inteiro vendo aquelas
imagens pior que um filme de terror. Infelizmente milhares de pessoas foram
mortas, familiares e amigos ficaram abalados com as perdas de entes queridos, e
outros que ficaram com problemas de saúde por causa da poeira dos desabamentos.
Pouco tempo atrás, em janeiro de 2020, os Estados Unidos mataram o general
do Irã Qassem Soleimani, causando ira e revolta no povo iraniano. Dois meses
depois veio a pandemia do Covid 19, causando medo e mortes pelo mundo. Mais de um
milhão de estadunidenses morreram por causa do vírus. Um iraniano causou esse
preço aos Estados Unidos. Esse é o efeito bumerangue. Disse Jesus: “O ladrão vem
somente para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em
abundância (João 10:10)”. E como diz o velho ditado de milênios: “a vida é feita
de escolhas”. O que fazemos, dizemos ou deixamos de fazer tem resultados. Nós
não somos inevitáveis, podemos evitar de cometer erros, mas não sabemos o dia
do amanhã, não sabemos quando morreremos em podemos prever o futuro. Deus sabe,
ouve e vê tudo, não deixa nada despercebido, mas ele sempre ensinou e avisou
para as pessoas o que deveriam e o que não deveriam fazer. Infelizmente a
maioria escolheu fazer mais o mal do que o bem, e ainda justificam seus pecados
e culpam a Deus e os justos. Pior ainda, as pessoas fingem de demência, pois
acreditam que escolhas erradas não tem consequências, e ainda querem ser adoradas,
temidas e fazendo o que querem, controlando tudo e a todos.
Mas, e eu, você e todos, o que podemos fazer para tornar o mundo melhor
hoje? E onde queremos passar a eternidade? Qual o sentido da vida pra você?
Pra mim, não há outro e melhor sentido a não ser meu amado e salvador Jesus
o Cristo, que nos amou antes do fundação do mundo.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
Há muitos milênios atrás,
Abraão o pai das nações nasceu em Ur na Mesopotâmia, e um certo dia Deus o chamou
para sair de sua terra para um lugar onde Ele escolheu para Abraão. Obedeceu a
voz do Senhor Deus e seguiu rumo ao oeste durante um longo percurso com sua família,
seus bens e seus servos, e com confiança em Deus. Finalmente Abraão chegou em Canaã que um dia
seria criada a nação eleita de Deus. Deus disse a Abraão que dele faria uma
grande nação, e que ela seria exemplos para outros povos. Vamos mais a frente.
Houve uma época em que os hebreus se mudaram para o Egito quando José era o faraó
do país. Com o passar do tempo José faleceu, e um novo governo assumiu o Egito.
Mas infelizmente esse novo governo não teve piedade, e ordenou a escravidão dos
hebreus que durou quatrocentos anos. Passando esse longo tempo, Deus então
ouviu o clamor do povo, e escolheu um homem que iria libertá-los: Moisés. Nascido
no povo hebreu e criado no palácio do faraó, Moisés certo dia, acidentalmente,
matou um egípcio. Ele com medo fugiu para um lugar distante. Resumindo. Quando
subiu ao monte Sinai, Deus apareceu á Moises em uma sarça ardente. Então o
Senhor Deus disse que ele seria um instrumento para libertar o povo e dar á
eles a terra prometida. Sob a proteção divina, Moisés e povo foram livrados das
pragas lançadas no Egito e do exército do faraó na travessia do mar Vermelho. Sendo
assim, o povo seguiu pelo longo caminha para a terra prometida, mas infelizmente
o povo desobedeceu ao Senhor Deus e ainda reclamavam dizendo que era melhor
estar no Egito. Deus deu o Maná, água e proteção a eles, mesmo assim se rebelavam
e até criticavam Moisés. Mas Deus continuou mostrando Seu amor por eles, finalmente
chegaram a terra prometida depois de quarenta anos. As doze tribos foram
criadas e Deus é claro dando suas instruções a eles. Muitos anos depois veio uma
nova divisão de duas nações: Israel ao norte e Judá ao sul. Um tempo depois
veio Davi e reunificou Judá com Israel. Israel teve dias e anos melhores. O
povo era fiel, os sacrifícios eram levados á sério, os sacerdotes eram responsáveis,
o templo estava cheio da presença de Deus, Ele protegia e atendia as necessidades
do povo, havia fartura, prosperidade e paz. Mas depois tudo mudou. Depois de
Davi e Salomão, vieram outros reis. Uns foram fieis á Deus, e outros seguiram
outros deuses e trouxeram a idolatria á nação. E várias vezes os reis e também
povo foram ingratos com Deus, e até sacrificando seus filhos á Satanás. E por
causa da rebeldia, povo perdeu sua liberdade. Quatro potências: Babilônia, Grécia,
Pérsia e Roma conquistaram Israel. Mesmo assim, Deus não desistiu de seu povo e
enviou profetas. Mas a duro cervis deles continuou. O profeta Isaías foi
enviado para advertir os judeus á se arrependerem, e profetizou que o Messias
viria. Mas infelizmente o profeto foi morto
por sua própria gente. Quatrocentos anos depois, sem profetas e sem profecias,
veio o nosso salvador Jesus Cristo para trazer a salvação e anunciar os
acontecimentos que viriam. Alguns creram Nele, outros não. Os judeus como
sempre, queriam a libertação de Israel e esperavam um messias que não é de
acordo como Isaías disse. Jesus no entanto queria libertá-los da escravidão do
pecado, e que Ele é o Filho de Deus. Como a mesmo cervis e coração duro, o povo
o rejeitou e o crucificou repetindo as barbáries que seus antepassados
cometeram. Ali na cruz, Jesus morreu por amor não somente dos judeus, mas por
toda a humanidade. Mas Jesus ressuscitou e venceu a morte, e enviou seus
discípulos para levar o evangelho aos povos da Terra.
E novamente, os judeus
com sua dureza do coração e querendo a independência de Israel, perseguiram os cristãos,
um deles o apóstolo Paulo, que foi um grande instrumento de Deus para levar a
mensagem. Muitos anos depois, veio a trágica e terrível invasão romana em
Jerusalém no ano 70. Os que creram nos ensinamentos de Cristo fugiram, e os que
rejeitaram, ficaram e foram mortos. A cidade ficou em total ruína, e tantas
pessoas foram crucificadas que não havia espaço entre as cruzes. E o resultado
disso como sempre: a rebeldia. Anos depois, outros países também conquistaram Israel,
os judeus foram dispersos e viveram durante séculos sem pátria. No final do século
19, surgiu o movimento sionista, cuja a ideia era criar o estado de Israel, e
nessa época, a antiga terra prometida era uma província do antigo Império Turvo
Otomano. Anos depois rompeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Com o fim do
conflito e pouco tempo depois, foram criados os territórios da Palestina, Jordânia,
Líbano, Síria e Iraque sob o controle da França e Reino Unido. Tudo parecia bem,
até anos depois veio a perseguição dos judeus na Europa pela Alemanha Nazista. Adolph
Hitler dizia que eles eram a ruína da Alemanha e que seus ensinamentos estavam
contaminando a nação. Foram anos de terror e escravidão. Com o fim da Segunda
Guerra Mundial (1939-1945), os judeus foram libertos, pouco tempo depois, o estado
de Israel foi criado em 1948. Seria essa então libertação e a glória que os
judeus tanto esperaram? Israel foi dividido na Palestina, os árabes não
concordaram, e naquele mesmo ano iniciou-se um conflito que terminou no ano
seguinte, mas que na verdade duraria muitos anos.
Israel cresceu, mas acabou
tomando a Palestina e outros territórios, e dessa vez, quem se tornou escravo e
sem independência foram os palestinos. E pior, agora eles estão ilhados e
murados. E desde 2023, a situação só piorou, e agora o Irã está atacando Israel.
Alguns apoiam Israel, outros a Palestina. Mas o que me deixam indignado é como muitos
cristãos tem exaltado, adorado e apoiando Israel como se ele ainda fosse a
nação santa e exclusiva. Isso foi há muito tempo no passado. Olha o que Israel
se tornou, com práticas mundanas, e países que o apoiam mesmo cometendo crimes e
desrespeito aos palestinos. Resumindo: Israel se tornou uma vergonha e abominação,
e o Antigo Testamento diz muito claro o que Israel se tornou. Mas eu queria
entender por que cristãos ficam idolatrando esse país sendo que para a maioria dos
judeus, os cristãos são hereges porque acreditam que Jesus é o Messias, o mesmo
que falou do que Isaías disse e dos erros que o povo cometeu. Deixando claro
que eu não odeio Israel e nem o desmereço, mas eu tenho mais admiração pelos
países muçulmanos. Deus queria que Israel também crescesse e fosse maior. Eu fico
imaginando se os países do norte da África fossem judeus. Não desmerecendo os
países muçulmanos ali, mas infelizmente os judeus quiseram se expandir, e no lugar
deles foi o islã, a segunda maior religião do mundo fundada é claro por Ismael,
o primeiro filho de Abraão. Meu sonho é visitar o santo sepulcro e o Domo da
Rocha, isso é, se não for destruída antes. Pois os israelenses pretendem
construir o terceiro templo, acreditando que Israel será grande novamente... Só
que não. Pois o Israel o qual eu e milhões de pessoas pertencem é o Israel Espiritual,
que é dez mil vezes maio que uma faixa de terra. Eu sonho em propor meu projeto
para Israel e Palestina, mas enquanto isso estarei orando.
Que Deus abençoe Israel,
Palestina, Irã, Arábia Saudita, Brasil, Rússia, China, África do Sul, Papua
Nova Guiné, Venezuela e todas as nações. Pois Jesus a todos amam, e a todos
devemos amar.
“Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Mateus 5:9”.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
Durante anos, várias obras
grandes e magnificas foram construídas pelo Brasil, como hidrelétricas por
exemplo. Há construções do século XIX que até hoje estão existentes, mas outras
nem tanto, pois não passaram por reparos. Uma das obras que eu admiro é a ponte
rodo-ferroviária entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul no rio Paraná.
Mas eu tenho reparado que algumas estruturas foram criadas de formas estranhas,
e na minha opinião insegura. Então vamos falar de pontes, pois são umas das
obras importantes que integram, ligam lugares e pessoas. Vou citar primeiro a
ponte da BR-226 entre Maranhão e Tocantins.
Essa ponte foi construída
na década de 1960 no governo de Juscelino Kubitschek. Observe bem os pilares.
Por quê são tão finos? Infelizmente em dezembro de 2024 a ponte desabou,
causando mortes e prejuízos. Mas anteriormente a ponte já deveria ter passado
por reparos, e como sempre a negligência venceu. É isso que não me convence.
Por quê construir pontes com pilares assim sabendo que passaria carros e
caminhões pesados e com cargas? Eu queria entender.
Aqui temos uma rodovia
que foi prejudica por causa do rompimento de uma tubulação, afundando o asfalto
durante a chuva. Observe a largura que o córrego ficou durante a chuva. Vendo
pela foto, a ou as tubulações não eram grandes o suficiente para a passagem do
excesso de água, causando então o dano na estrada.
Durantes as enchentes no Rio
Grande do Sul em 2024, parte dessa ponte ficou submersa pelas águas. No caso,
essa deveria ter uma altura maior não somente pela imensa largura do rio, mas
também porque está numa parte sujeita á inundações. Infelizmente várias pontes
no Rio Grande do Sul foram danificadas.
Essa é uma ponte ferroviária que acabou sendo danificada, e acredito que foi por uma enchente. Mas observe com ela é baixa. O correto seria ter uma altura maior, e não importa se está sobre um rio médio, a força da natureza não deve ser subestimada.
E agora, na minha opinião,
a estrutura mais insegura que eu já vi. Esse é o viaduto 13 da ferrovia tronco
sul no estado do Rio Grande do Sul. Olhe esses pilares. Sério. Por quê?
Lembrando que uma locomotiva pesa mais que uma carreta, pois conduz muito mais
cargas.
Agora vou lhe apresentar
como deveriam construir as pontes.
É isso. Eu não entendo de
engenharia, mas eu acredito que as obras devem ser bem feitas e ter segurança para
garantir o desenvolvimento da nação. Pense nas vidas que foram perdidas por
causa de erros, negligências e corrupção. Pense nas obras que já deveriam estarem
prontas para beneficiar o povo, e vários lugares que ainda não receberam infraestrutura.
E agora, a minha ponte
favorita e incrivelmente incrível: a ponte Francisco de Sá da antiga ferrovia
Noroeste do Brasil inaugurada em 1926, e que até hoje está intacta. Olhe os
pilares e a estrutura metálica. Eram pontes como essa que eu queria tivessem
mais nesse país. Top.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
No Brasil há cidades e
lugares com nomes semelhantes e também com o mesmo nome, mas em locais
diferentes. Por exemplo, existe o município de Rio Grande no Rio Grande do Sul
por causa do rio que termina ali. E existe o rio Grande entre os estados de
Minas Gerais e São Paulo. Outro exemplo, o rio Negro no estado do Mato Grosso
do Sul e o rio Negro no estado do Amazonas. Existe o estado da Paraíba na
região Nordeste, e o rio Paraíba do Sul nos estados de São Paulo e Rio de
Janeiro. E também o rio Paranaíba entre os estados de Minas Gerais, Goiás e
Mato Grosso do Sul, e o rio Parnaíba entre os estados do Piauí e Maranhão.
Muitos acabam confundindo Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, sendo que esse já
existe desde 1977. Mas será que também confundem Rio Grande do Sul com Rio
Grande do Norte? Agora veja os municípios e lugares que tem nomes parecidos.
Afonso Bezerra (RN).
Afonso Cláudio (ES). Paulo Afonso (BA).
Aguaí (SP). Iguaí (BA).
Aracaju (SE). Maracaju
(MS).
Aracatu (BA). Paracatu
(MG).
Araguaçu (TO). Paraguaçu
(MG).
Areia Branca (RN). Pedra
Branca (PI).
Alegre (ES). Alegrete
(RS).
Araguari (MG). Araquari
(SC). Jaraguari (MS).
Assú (RN). Iaçu (BA).
Bagé (RS). Magé (RJ).
Bananal (SP). Boninal
(BA).
Borba (AM). Telêmaco
Borba (PR).
Brasilândia (MS).
Brazlândia (DF).
Caratinga (MG). Paratinga
(BA).
Caarapó (MS). Caparaó
(MG).
Campo Verde (MG). Poço
Verde (SE).
Catu (BA). Patu (RN).
Caxias (MA). Duque de
Caxias (RJ).
Crateús e Crato (CE).
Diamantina (MG).
Diamantino (MT).
Floresta (PE). Alta
Floresta (MT).
Guaraí (TO). Quaraí (RS).
Gravatá (PE). Gravataí
(RS).
Goiandira e Goianira
(GO).
João Câmara (RN). João
Pinheiro (MG).
Livramento de Nossa
Senhora (BA). Nossa Senhora do Livramento (MT)
Luiziana (PR). Luziânia
(GO).
Paraná (estado). Paranã
(TO).
Paranaíba (MS). Parnaíba
(PI). Paranaíta (MT).
Pirajuba (MG).
Piracanjuba (GO).
Porto Alegre (RS). Pouso
Alegre (MG).
Rio Pardo (RS). Ribas do
Rio Pardo (MS).
Santana (AP). Feira de
Santana (BA).
Tocantins (estado).
Tonantins (AM).
Três Lagoas (MS). Sete
Lagoas (MG).
Municípios com nomes de países.
Colômbia (SP).
Costa Rica (MS).
Equador (RN).
Jordânia (MG).
Macedônia (SP).
Panamá (GO).
Palestina (SP).
Tailândia (PA).
Bom, esses são os
municípios e estados com nomes semelhantes.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
As imagens de locomotivas foram coletadas do Google para representar a história. Espero que goste.
Nome: Companhia Ferroviária do Nordeste.
Tempo de Operação: 1851-1951 e 1951-2008.
Bitola: 1,600 mm.
Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.
Sede: Recife, Pernambuco.
Local: Brasil.
Áreas: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, São
Francisco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Carajás.
Mapa da Companhia Ferroviária do Nordeste.
No início dos anos 1840,
os governos das províncias das províncias do Pernambuco e Alagoas discutiram e
planejavam uma ferrovia para ligar Recife (PE) e Maceió (AL). Nessa época, os
ingleses que foram ao Brasil, se interessaram em construir ferrovias no
nordeste do país. Um dos projetos criados por eles foi o traçado de Recife ao
rio Tocantins no Maranhão.
Em 1851 foi criada a
Great Western of Brazil Railway com a sede em Recife. A primeira linha a ser
construída foi de Recife a Satuba (AL) no sentido norte sul, próxima ao
litoral, tendo sua conclusão em 1856. Os planos de construir a ferrovia ao
Maranhão estavam em estudos e próximo de ser concluído. Em 1859 iniciou-se a
construção da linha de Recife (PE) a Imperatriz (MA) no sentido leste oeste,
passando pelo Piauí, tendo sua conclusão em 1869.
Em 1872, foram abertas as
obras da linha de Rio Largo (AL) a Arcoverde (PE), passando por Garanhuns (PE),
sendo concluída em 1875.
Em 1881, foi iniciada a
construção da linha de Recife (PE) a Itabaiana (PB) no Pernambuco sendo
concluída em 1883. Na mesma época foi construída a linha de Ipojuca a Quipapá
(PE), de 1882 a 1884.
Em 1891, iniciaram-se as
obras da linha de Rio Largo, (AL) a Senhor do Bonfim, (BA), passando por
Palmeira dos Índios (AL) e Canudos (BA), sendo concluída em 1898.
Em 1902, a G.W.B.R deu
início a construção da linha de Afogados da Ingazeira (PE) a Sousa, (PB), sendo
finalizada em 1905. Em 1908, foram abertas as obras da linha de Floriano a
Sebastião Leal no Piauí, sendo concluída em 1910.
Em 1942 foram abertas as
obras da variante de Arcoverde a Serra Talhada no Pernambuco, passando em
Custódia, sendo concluída em 1944. Em 1951, os ingleses encerraram suas
atividades na Great Western of Brazil Railway, e passou a ser chamar Companhia
Ferroviária do Nordeste, sendo administrada pelos brasileiros.
Em 1981 iniciaram-se as
obras da linha de Estreito no Maranhão a Parauapebas no Carajás para o
transporte do minério de ferro, tendo sua conclusão em 1983.
Em 2008, a Companhia
Ferroviária do Nordeste e a Companhia Ceará de Ferrovias se unificaram e
formaram a Transnordestina Logística com a sede em Fortaleza, Ceará.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.