Durante anos, várias obras
grandes e magnificas foram construídas pelo Brasil, como hidrelétricas por
exemplo. Há construções do século XIX que até hoje estão existentes, mas outras
nem tanto, pois não passaram por reparos. Uma das obras que eu admiro é a ponte
rodo-ferroviária entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul no rio Paraná.
Mas eu tenho reparado que algumas estruturas foram criadas de formas estranhas,
e na minha opinião insegura. Então vamos falar de pontes, pois são umas das
obras importantes que integram, ligam lugares e pessoas. Vou citar primeiro a
ponte da BR-226 entre Maranhão e Tocantins.
Essa ponte foi construída
na década de 1960 no governo de Juscelino Kubitschek. Observe bem os pilares.
Por quê são tão finos? Infelizmente em dezembro de 2024 a ponte desabou,
causando mortes e prejuízos. Mas anteriormente a ponte já deveria ter passado
por reparos, e como sempre a negligência venceu. É isso que não me convence.
Por quê construir pontes com pilares assim sabendo que passaria carros e
caminhões pesados e com cargas? Eu queria entender.
Aqui temos uma rodovia
que foi prejudica por causa do rompimento de uma tubulação, afundando o asfalto
durante a chuva. Observe a largura que o córrego ficou durante a chuva. Vendo
pela foto, a ou as tubulações não eram grandes o suficiente para a passagem do
excesso de água, causando então o dano na estrada.
Durantes as enchentes no Rio
Grande do Sul em 2024, parte dessa ponte ficou submersa pelas águas. No caso,
essa deveria ter uma altura maior não somente pela imensa largura do rio, mas
também porque está numa parte sujeita á inundações. Infelizmente várias pontes
no Rio Grande do Sul foram danificadas.
Essa é uma ponte ferroviária que acabou sendo danificada, e acredito que foi por uma enchente. Mas observe com ela é baixa. O correto seria ter uma altura maior, e não importa se está sobre um rio médio, a força da natureza não deve ser subestimada.
E agora, na minha opinião,
a estrutura mais insegura que eu já vi. Esse é o viaduto 13 da ferrovia tronco
sul no estado do Rio Grande do Sul. Olhe esses pilares. Sério. Por quê?
Lembrando que uma locomotiva pesa mais que uma carreta, pois conduz muito mais
cargas.
Agora vou lhe apresentar
como deveriam construir as pontes.
É isso. Eu não entendo de
engenharia, mas eu acredito que as obras devem ser bem feitas e ter segurança para
garantir o desenvolvimento da nação. Pense nas vidas que foram perdidas por
causa de erros, negligências e corrupção. Pense nas obras que já deveriam estarem
prontas para beneficiar o povo, e vários lugares que ainda não receberam infraestrutura.
E agora, a minha ponte
favorita e incrivelmente incrível: a ponte Francisco de Sá da antiga ferrovia
Noroeste do Brasil inaugurada em 1926, e que até hoje está intacta. Olhe os
pilares e a estrutura metálica. Eram pontes como essa que eu queria tivessem
mais nesse país. Top.
Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre
Xerém da Silva.
muito bom jonas..
ResponderExcluir