quinta-feira, 5 de junho de 2025

Engenharia brasileira e como poderia ser. Pontes. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Durante anos, várias obras grandes e magnificas foram construídas pelo Brasil, como hidrelétricas por exemplo. Há construções do século XIX que até hoje estão existentes, mas outras nem tanto, pois não passaram por reparos. Uma das obras que eu admiro é a ponte rodo-ferroviária entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul no rio Paraná. Mas eu tenho reparado que algumas estruturas foram criadas de formas estranhas, e na minha opinião insegura. Então vamos falar de pontes, pois são umas das obras importantes que integram, ligam lugares e pessoas. Vou citar primeiro a ponte da BR-226 entre Maranhão e Tocantins.


Essa ponte foi construída na década de 1960 no governo de Juscelino Kubitschek. Observe bem os pilares. Por quê são tão finos? Infelizmente em dezembro de 2024 a ponte desabou, causando mortes e prejuízos. Mas anteriormente a ponte já deveria ter passado por reparos, e como sempre a negligência venceu. É isso que não me convence. Por quê construir pontes com pilares assim sabendo que passaria carros e caminhões pesados e com cargas? Eu queria entender.


Aqui temos uma rodovia que foi prejudica por causa do rompimento de uma tubulação, afundando o asfalto durante a chuva. Observe a largura que o córrego ficou durante a chuva. Vendo pela foto, a ou as tubulações não eram grandes o suficiente para a passagem do excesso de água, causando então o dano na estrada.

Durantes as enchentes no Rio Grande do Sul em 2024, parte dessa ponte ficou submersa pelas águas. No caso, essa deveria ter uma altura maior não somente pela imensa largura do rio, mas também porque está numa parte sujeita á inundações. Infelizmente várias pontes no Rio Grande do Sul foram danificadas.


Essa é uma ponte ferroviária que acabou sendo danificada, e acredito que foi por uma enchente. Mas observe com ela é baixa. O correto seria ter uma altura maior, e não importa se está sobre um rio médio, a força da natureza não deve ser subestimada.


E agora, na minha opinião, a estrutura mais insegura que eu já vi. Esse é o viaduto 13 da ferrovia tronco sul no estado do Rio Grande do Sul. Olhe esses pilares. Sério. Por quê? Lembrando que uma locomotiva pesa mais que uma carreta, pois conduz muito mais cargas.

Agora vou lhe apresentar como deveriam construir as pontes.



É isso. Eu não entendo de engenharia, mas eu acredito que as obras devem ser bem feitas e ter segurança para garantir o desenvolvimento da nação. Pense nas vidas que foram perdidas por causa de erros, negligências e corrupção. Pense nas obras que já deveriam estarem prontas para beneficiar o povo, e vários lugares que ainda não receberam infraestrutura.


E agora, a minha ponte favorita e incrivelmente incrível: a ponte Francisco de Sá da antiga ferrovia Noroeste do Brasil inaugurada em 1926, e que até hoje está intacta. Olhe os pilares e a estrutura metálica. Eram pontes como essa que eu queria tivessem mais nesse país. Top.








 









Um comentário: