quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Pampas Logística. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 

Olá pessoal. Essa é uma companhia ferroviária imaginária que eu criei no estado do Rio Grande do Sul. Espero que gostem.


Nome: Pampas Logística.

Fundação: 1854.

Bitolas: 1,000 mm e 1,600 mm.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sedes: Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Local: Brasil.

Área: Rio Grande do Sul.

Empregados: 4.000.

Valor de mercado: 4,1 bilhões. (2017).

Mapa das ferrovias da Pampas.

Nos anos 1840 depois do fim da guerra dos Farrapos, o governo do Rio Grande do Sul, capitalistas e fazendeiros discutiam um plano de uma ferrovia na província. A primeira linha a ser planejada foi de Canoas próxima a Porto Alegre a Uruguaiana na fronteira com a Argentina. Em fevereiro de 1854 foi criada a Companhia de Estradas de Ferro Pampas, e no mesmo ano iniciou-se a construção da linha de Porto Alegre a Uruguaiana no sentido leste oeste, passando por Santa Maria, tendo sua conclusão em novembro de 1860. A conclusão dessa linha foi possível através da hidrovia do rio Uruguai. A ferrovia possibilitou o transporte de pessoas, gado, alimentos e produtos agropecuários.


Em 1863 iniciaram a construção da linha de Porto Alegre a Jaguarão no sentido norte sul, passando em Pelotas, sendo finalizada em 1869, ligando o Brasil e Uruguai. Em 1872 foram abertas as obras da linha de Dilermando Aguiar a São Borja no sentido leste oeste, passando em Santiago, sendo concluída em 1876. No mesmo ano foi construído o ramal de Novo Hamburgo.

Em 1880 iniciou-se a construção da linha de Basílio a Jaguari no sentido leste oeste, passando por Bagé e Cacequi, sendo finalizada em 1885. Foi construído também o ramal de Rio Grande em 1880 e 1881. Em 1886 foi construída a linha de Montenegro. Em 1891, a Pampas iniciou a construção da linha de Cristal a Santana do Livramento no sentido leste oeste, passando em Santana da Boa Vista, tendo sua conclusão em 1896.


Em 1903, o ramal de Novo Hamburgo é estendido até Canela. Em 1906, foram abertas as obras da linha de Cacequi a Santana do Livramento, passando em Rosário do Sul, sendo concluída em 1910.  Em 1914 foi construída a linha de Lajeado, permitindo um novo acesso a Caxias do Sul. Nos anos 1930 a Companhia Pampas construiu a linha de Alegrete a Quaraí. Nessa época, foi construído o terceiro trilho com a bitola de 1,000 mm de Porto Alegre á Uruguaiana para se conectar com a malha norte da Argentina, Chile e Bolívia.


Em 1941 foram abertas as obras da linha de Cachoeira do Sul a Aceguá no sentido norte sul, passando em Santana da Boa Vista, sendo concluída em 1944. Em 1952 iniciou-se a construção da linha de Pelotas a Santa Maria, passando também e Santana da Boa Vista, sendo concluída em 1956.




Locomotiva EMD SD70 a diesel da Pampas, Rio Grande do Sul, 2018.


 Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário