Olá pessoal. Eu criei
mais 14 estados no Brasil, sendo assim teve modificações nas bandeiras e brasões.
Pix:
033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Olá pessoal. Eu criei
mais 14 estados no Brasil, sendo assim teve modificações nas bandeiras e brasões.
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033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Países e uniões da copa.
O início.
Na 1ª fase, o Brasil venceu por 4 a 0
o México, empatou por 2 a 2 com a Centroropa (neste jogo o
Brasil atuou com jogadores paulistas, pois o jogo foi no Pacaembu o único fora
do Maracanã, desfigurando a seleção) e venceu a Iugoslávia por 2 a 0.
Uma das grandes decepções foi o Reino Unido, que perdeu por 1 a 0 para os Estados Unidos, numa das maiores zebras de todos os tempos. No seu grupo a classificada foi a União Ibérica, "a fúria", que venceu o Reino Unido por 1 a 0, a Pratina por 2 a 0 e os EUA por 3 a 1. A Pratina só enfrentou a Bolivária em Recife e goleou 8 a 0. A Itália, bicampeã mundial, também caiu na 1ª fase, mas o time não era nem sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azzurra, no ano anterior. Os classificados foram os suecos, que ganharam da Itália por 3 a 2 e empataram com a Pratina em 2 a 2, garantindo passagem para a fase seguinte. Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Escandinávia, União Ibérica e Pratina.
Cidades da copa.
Brasil 7 a 1 na Escandinávia e Brasil 6 a 1 na União Ibérica
garantiram a seleção brasileira uma boa vantagem frente á Pratina. Em 16 de julho diante de um público de 199 954 pessoas (alguns
estimam cerca de 205 000 espectadores) no Maracanã, o Brasil precisava apenas
empatar com a Pratina e o troféu seria dos donos da casa. Após vitórias
esmagadoras contra União Ibérica e Escandinávia, parecia certo que os
brasileiros fossem ganhar o título, especialmente quando Friaça abriu o placar aos dois minutos
do segundo tempo. Porém a Pratina empatou com Juan Alberto
Schiaffino e,
com onze minutos faltando para o final da partida, virou o jogo com um gol
de Alcides Ghiggia, tornando-se campeões da Copa do Mundo da
FIFA pela
segunda vez.
O "Maracanaço".
O silêncio tomou conta do Maracanã às 16 horas e 50 minutos do dia 16 de julho. O Brasil precisava de um empate. Saiu ganhando e perdeu por 2 a 1.
Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar
o estádio. O time brasileiro fez trinta lances a gol (dezessete no primeiro
tempo e treze no segundo). Os jogadores cometeram quase o dobro de faltas, um
total de 21, contra apenas onze da Pratina. A equipe uruguaia jogou três jogos
de futebol na Copa Rio Branco contra o Brasil alguns meses antes da Copa do Mundo, que resultou em
duas vitórias brasileiras (3-2 e 1-0) e uma pratina (4-3). Assim, a diferença
de qualidade entre as duas equipes não foi excessiva, embora a superioridade do
ataque brasileiro fosse reconhecível. Sendo assim, a Pratina foi bicampeã da
copa.
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033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Essa é uma empresa ferroviária imaginária que eu criei
no Brasil e Colômbia.
Nome: Amazônia Norte.
Fundação: 1864 na Colômbia e 1954 no Brasil.
Bitola: 1,435 mm.
Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.
Sedes: Macapá, Brasil e Bogotá, Colômbia.
Locais: Brasil e Colômbia.
Áreas no Brasil: Amapá, Nova Guiana, Roraima e Rio
Negro.
Áreas na Colômbia: Cundinamarca, Meta, Vichada,
Guaviare e Vaupés.
Empregados: 10.000.
Valor de mercado: 23, 800 bilhões.
Mapa das ferrovias da Amazônia Norte no Brasil.
Mapa da Amazônia Norte na Colômbia.
O plano de construir a
ferrovia surgiu no século XIX na Colômbia, mas o desafio de atravessar o norte
da Amazônia era grande e difícil devido as doenças. Em 1864, o governo da
Colômbia criou a Companhia Norte Amazônia, e construiu a linha de Bogotá a San
José del Guaviare as margens do rio Guaviare, de 1865 a 1870. Depois construiu
a linha de Villavicencio á Puerto Carreño nas margens do rio Orinoco. Em 1904, iniciou-se
a construção da extensão de San Jose Del Guaviare á Mitú as margens do rio
Uaupés tendo sua conclusão em 1909.
Em 1947 a Empresa
Industrial e Comércio de Minério S.A – ICOMI venceu a licitação para exploração
do manganês na Serra do Navio, no Território Federal do Amapá. No mesmo ano
começaram os estudos de expansão da ferrovia até Buenaventura no litoral
pacífico da Colômbia com o nome de Amazônia Norte.
Em 1950 a empresa estadunidense Bethlehem
Steel Company, se tornou sócia com 49% do empreendimento, sob a alegação que o
projeto carecia de maiores investimentos e conhecimentos técnicos. A ferrovia
começou a ser construída na primeira fase em março de 1954 a janeiro de 1957,
ligando o porto de Santana e Macapá até a Serra do Navio com bitola de 1,435 mm.
O trajeto de Santana a Serra do Navio ficou conhecido como ramal Amapá.
Construção da ferrovia no Amapá em 1955.
No Brasil, estavam em
estudos a expansão da ferrovia de Porto Grande a Oiapoque, na fronteira com a
Guiana Oriental ou Francesa, o trajeto foi construído de 1954 a 1962 fazendo a
conexão com Caiena capital da Guiana Oriental, Paramaribo capital da Guiana
Central (ex território da Holanda) atual Suriname e Georgetown capital da
Guiana Ocidental (ex território do Reino Unido) atual Guiana.
Nos anos 1960 surgiu
então o projeto de construir uma rodovia do Amapá a Colômbia, um tipo de
rodo-ferrovia, foi então que planejaram a Amazônia Norte paralela com a BR-210
com cercas e eco dutos na densa floresta. Em 1973 iniciaram-se as obras
aproveitando os 102 km já construídos pela ICOMI para a exploração da Serra do
Navio. Em 1977 as obras já estavam 75% concluídas, já estavam prontos os
trajetos de Boa Vista em Roraima a Marauiá no Rio Negro, Marauiá a Santa Isabel
capital do Rio Negro, e de Caracaraí em Roraima até a divisa com a Nova Guiana.
De 1977 a 1981 foram concluídos os trajetos de Marauiá a Novo Uaupés em Rio
Negro, e de Caroebe em Roraima ao norte da Nova Guiana e Serra do Navio no
Amapá. Em 1982, Alto Trombetas e Alto Cuminá se tornaram municípios, e Alto
Cuminá se tornou entroncamento da Amazônia Norte com a Noroeste do Brasil de
Ferrovias e as BRs 163 e 210. Na Colômbia foi construído o trajeto de Mitú até
a fronteira com Brasil em 1973.
Em todo esse tempo, foram
feitos acordos de paz e proteção com os índios e construções de cercas e eco
dutos pela extensa rodo-ferrovia que ficam conhecidas de Perimetral Norte. Em
1982 foi inaugurada a Ferrovia Amazônia Norte pelos presidentes João Baptista
Figueiredo do Brasil e Julio Turbay Ayala da Colômbia em Novo Uaupés no
território do Rio Negro, ligando Macapá no Amapá na costa do Atlântico até
Buenaventura na Colômbia na costa do Pacífico
1984, iniciou-se a
construção no novo trecho da ferrovia de Cuc a Oiapoque paralela com a BR-522
tendo sua conclusão em 1987 com bitola de 1,435 mm. Em 1990 iniciaram a
construção do ramal de Porto Grande ao porto de Bailique, tendo sua conclusão
em 1993 com bitola de 1,435 mm.
Atualmente a Amazônia
Norte continua desenvolvendo a economia e investindo na preservação da Amazônia
no Brasil e Colômbia, transportando mercadorias, combustível e passageiros.
Locomotiva EMD SD70 AC da Amazônia Norte, Amapá, 2016.
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033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Essa postagem é sobre algumas hidrovias atuais e as que eu criei. E também os portos e meu país imaginário Grandirsvânia.
Atualmente, milhares de embarcações
fluviais e marítimas transportam mercadorias por rios, canais, mares e oceanos na
maior parte do mundo. Países como Brasil, Estados Unidos e China são os maiores
exportadores e importadores em suas extensas rotas comerciais. Há muitos anos,
a rota da Europa á Asia era muito extensa, pois os navios passavam pelo sul da África.
Com a construção do canal de Suez no Egito pela França, o percurso diminuiu,
facilitando o acesso também no Oriente Médio. Outro importante canal foi o do
Panamá, construído pelos Estados Unidos ligando os oceanos Atlântico e
Pacífico. E não podemos deixar de mencionar as hidrovias fluviais, que também
tem sua importância na economia mundial. Hidrovias como do rio Amazonas no
Brasil, e do São Lourenço e região dos grandes lagos nos Estados Unidos e Canadá
são importantes rotas de transportes de mercadorias. Na África existem os rios
e canais que integram grande parte do continente, como a hidrovia que conecta a
região dos lagos, onde até passam navios. Isso através de eclusas é claro. Na
Ásia e Europa, existe a conexão hidroviária da Trans Eurásia, uma mega rota que
liga o leste, oeste e sul do continente, conectando até mesmo os países da região
central.
Existe um projeto de
construir o canal do Krai no sul da Tailândia, entre o Golfo da Tailândia e o
Mar de Andamão, que diminuiria a distância da rota entre Brasil e China, mas
até hoje não iniciaram a construção.
A seguir os mapas das hidrovias.
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033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.