domingo, 9 de fevereiro de 2025

Bandeiras e brasões reais e imaginários do Brasil (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.


Olá pessoal. Eu criei mais 14 estados no Brasil, sendo assim teve modificações nas bandeiras e brasões.

1- BANDEIRA DA ORDEM DE CRISTO

2-BANDEIRA REAL DO BRASIL - 1500 Á 1521.

3-BANDEIRA DE DOM JOÃO III. 1521 Á 1616.

4-BANDEIRA DO DOMÍNIO ESPANHOL. 1616 Á 1640.

5- BANDEIRA DA RESTAURAÇÃO. 1640 Á 1683.

6-BANDEIRA DO PRINCIPADO DO BRASIL. 1645 Á 1816.

7-BANDEIRA DE DOM PEDRO II DE PORTUGAL. 1683 Á 1706.

8-BANDEIRA DO REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVE. 1816 Á 1821.

9-BANDEIRA DO REGIME CONSTITUCIONAL. 1821 E 1822.

10-BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1822. 18 ESTRELAS.

11- BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1824. 19 ESTRELAS.

12- BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1828. 18 ESTRELAS

13- BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1850. 19 ESTRELAS

14- BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1853. 20 ESTRELAS.

15 -BANDEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL, 1877. 21 ESTRELAS

16- BANDEIRA PROVISÓRIA DA REPÚBLICA, DE 15 Á 19 DE NOVEMBRO DE 1889

17- BANDEIRA DO BRASIL, 1889, 24 ESTRELAS

18- BANDEIRA DO BRASIL, 1892, 26 ESTRELAS

19- BANDEIRA DO BRASIL, 1903, 27 ESTRELAS

20- BANDEIRA ATUAL DO BRASIL DESDE 1943, 41 ESTRELAS



1-  BRASIL COLÔNIA, 1500  Á 1815

2- COLÔNIA HOLANDESA DO PERNAMBUCO, 1624  Á 1654

3- REINO UNIDO DE PORTUGAL, 1815 Á 1822

4- DE SETEMBRO Á DEZEMBRO DE 1822

5- IMPÉRIO, PRIMEIRO REINADO, 1822 Á 1870

6- IMPÉRIO, SEGUNDO REINADO, 1870 Á 1889

7- BRASÃO ATUAL




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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Copa real e imaginária do Mundo FIFA de 1950 (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Tudo teve inicio em 1946, quando Rivadávia Corrêa Meyer, presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), participou do Congresso Internacional da Fifa em Luxemburgo, que escolheria o país sede da Copa do Mundo que seria realizada quatro anos depois. Com a Europa arrasada em consequência da Segunda Guerra Mundial, inviabilizada para realizar o evento esportivo, o dirigente brasileiro Rivadávia Meyer aproveitou a oportunidade e apresentou o Brasil como opção para que a competição fosse realizada.

   Países e uniões da copa.

O início.

 Na 1ª fase, o Brasil venceu por 4 a 0 o México, empatou por 2 a 2 com a Centroropa (neste jogo o Brasil atuou com jogadores paulistas, pois o jogo foi no Pacaembu o único fora do Maracanã, desfigurando a seleção) e venceu a Iugoslávia por 2 a 0.

Uma das grandes decepções foi o Reino Unido, que perdeu por 1 a 0 para os Estados Unidos, numa das maiores zebras de todos os tempos. No seu grupo a classificada foi a União Ibérica, "a fúria", que venceu o Reino Unido por 1 a 0, a Pratina por 2 a 0 e os EUA por 3 a 1. A Pratina só enfrentou a Bolivária em Recife e goleou 8 a 0. A Itália, bicampeã mundial, também caiu na 1ª fase, mas o time não era nem sombra de antes devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o time inteiro do Torino, base da Squadra Azzurra, no ano anterior. Os classificados foram os suecos, que ganharam da Itália por 3 a 2 e empataram com a Pratina em 2 a 2, garantindo passagem para a fase seguinte. Na final, um quadrangular inédito e único em copas: Brasil, Escandinávia, União Ibérica e Pratina.

   Cidades da copa.

Brasil 7 a 1 na Escandinávia e Brasil 6 a 1 na União Ibérica garantiram a seleção brasileira uma boa vantagem frente á Pratina. Em 16 de julho diante de um público de 199 954 pessoas (alguns estimam cerca de 205 000 espectadores) no Maracanã, o Brasil precisava apenas empatar com a Pratina e o troféu seria dos donos da casa. Após vitórias esmagadoras contra União Ibérica e Escandinávia, parecia certo que os brasileiros fossem ganhar o título, especialmente quando Friaça abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo. Porém a Pratina empatou com Juan Alberto Schiaffino e, com onze minutos faltando para o final da partida, virou o jogo com um gol de Alcides Ghiggia, tornando-se campeões da Copa do Mundo da FIFA pela segunda vez.

O "Maracanaço".

O silêncio tomou conta do Maracanã às 16 horas e 50 minutos do dia 16 de julho. O Brasil precisava de um empate. Saiu ganhando e perdeu por 2 a 1. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio. O time brasileiro fez trinta lances a gol (dezessete no primeiro tempo e treze no segundo). Os jogadores cometeram quase o dobro de faltas, um total de 21, contra apenas onze da Pratina. A equipe uruguaia jogou três jogos de futebol na Copa Rio Branco contra o Brasil alguns meses antes da Copa do Mundo, que resultou em duas vitórias brasileiras (3-2 e 1-0) e uma pratina (4-3). Assim, a diferença de qualidade entre as duas equipes não foi excessiva, embora a superioridade do ataque brasileiro fosse reconhecível. Sendo assim, a Pratina foi bicampeã da copa.

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.








sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Amazônia Norte (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS


Essa é uma empresa ferroviária imaginária que eu criei no Brasil e Colômbia.


Nome: Amazônia Norte.

Fundação: 1864 na Colômbia e 1954 no Brasil.

Bitola: 1,435 mm.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sedes: Macapá, Brasil e Bogotá, Colômbia.

Locais: Brasil e Colômbia.

Áreas no Brasil: Amapá, Nova Guiana, Roraima e Rio Negro.

Áreas na Colômbia: Cundinamarca, Meta, Vichada, Guaviare e Vaupés.

Empregados: 10.000.

Valor de mercado: 23, 800 bilhões.

Mapa das ferrovias da Amazônia Norte no Brasil.

Mapa da Amazônia Norte na Colômbia.

O plano de construir a ferrovia surgiu no século XIX na Colômbia, mas o desafio de atravessar o norte da Amazônia era grande e difícil devido as doenças. Em 1864, o governo da Colômbia criou a Companhia Norte Amazônia, e construiu a linha de Bogotá a San José del Guaviare as margens do rio Guaviare, de 1865 a 1870. Depois construiu a linha de Villavicencio á Puerto Carreño nas margens do rio Orinoco. Em 1904, iniciou-se a construção da extensão de San Jose Del Guaviare á Mitú as margens do rio Uaupés tendo sua conclusão em 1909.



Em 1947 a Empresa Industrial e Comércio de Minério S.A – ICOMI venceu a licitação para exploração do manganês na Serra do Navio, no Território Federal do Amapá. No mesmo ano começaram os estudos de expansão da ferrovia até Buenaventura no litoral pacífico da Colômbia com o nome de Amazônia Norte.

 Em 1950 a empresa estadunidense Bethlehem Steel Company, se tornou sócia com 49% do empreendimento, sob a alegação que o projeto carecia de maiores investimentos e conhecimentos técnicos. A ferrovia começou a ser construída na primeira fase em março de 1954 a janeiro de 1957, ligando o porto de Santana e Macapá até a Serra do Navio com bitola de 1,435 mm. O trajeto de Santana a Serra do Navio ficou conhecido como ramal Amapá.

Construção da ferrovia no Amapá em 1955.


No Brasil, estavam em estudos a expansão da ferrovia de Porto Grande a Oiapoque, na fronteira com a Guiana Oriental ou Francesa, o trajeto foi construído de 1954 a 1962 fazendo a conexão com Caiena capital da Guiana Oriental, Paramaribo capital da Guiana Central (ex território da Holanda) atual Suriname e Georgetown capital da Guiana Ocidental (ex território do Reino Unido) atual Guiana.

Nos anos 1960 surgiu então o projeto de construir uma rodovia do Amapá a Colômbia, um tipo de rodo-ferrovia, foi então que planejaram a Amazônia Norte paralela com a BR-210 com cercas e eco dutos na densa floresta. Em 1973 iniciaram-se as obras aproveitando os 102 km já construídos pela ICOMI para a exploração da Serra do Navio. Em 1977 as obras já estavam 75% concluídas, já estavam prontos os trajetos de Boa Vista em Roraima a Marauiá no Rio Negro, Marauiá a Santa Isabel capital do Rio Negro, e de Caracaraí em Roraima até a divisa com a Nova Guiana. De 1977 a 1981 foram concluídos os trajetos de Marauiá a Novo Uaupés em Rio Negro, e de Caroebe em Roraima ao norte da Nova Guiana e Serra do Navio no Amapá. Em 1982, Alto Trombetas e Alto Cuminá se tornaram municípios, e Alto Cuminá se tornou entroncamento da Amazônia Norte com a Noroeste do Brasil de Ferrovias e as BRs 163 e 210. Na Colômbia foi construído o trajeto de Mitú até a fronteira com Brasil em 1973.



Em todo esse tempo, foram feitos acordos de paz e proteção com os índios e construções de cercas e eco dutos pela extensa rodo-ferrovia que ficam conhecidas de Perimetral Norte. Em 1982 foi inaugurada a Ferrovia Amazônia Norte pelos presidentes João Baptista Figueiredo do Brasil e Julio Turbay Ayala da Colômbia em Novo Uaupés no território do Rio Negro, ligando Macapá no Amapá na costa do Atlântico até Buenaventura na Colômbia na costa do Pacífico

1984, iniciou-se a construção no novo trecho da ferrovia de Cuc a Oiapoque paralela com a BR-522 tendo sua conclusão em 1987 com bitola de 1,435 mm. Em 1990 iniciaram a construção do ramal de Porto Grande ao porto de Bailique, tendo sua conclusão em 1993 com bitola de 1,435 mm.

Atualmente a Amazônia Norte continua desenvolvendo a economia e investindo na preservação da Amazônia no Brasil e Colômbia, transportando mercadorias, combustível e passageiros.

Locomotiva EMD SD70 AC da Amazônia Norte, Amapá, 2016.


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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


















 

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Hidrovias e portos atuais e imaginárias do mundo (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Essa postagem é sobre algumas hidrovias atuais e as que eu criei. E também os portos e meu país imaginário Grandirsvânia. 

Atualmente, milhares de embarcações fluviais e marítimas transportam mercadorias por rios, canais, mares e oceanos na maior parte do mundo. Países como Brasil, Estados Unidos e China são os maiores exportadores e importadores em suas extensas rotas comerciais. Há muitos anos, a rota da Europa á Asia era muito extensa, pois os navios passavam pelo sul da África. Com a construção do canal de Suez no Egito pela França, o percurso diminuiu, facilitando o acesso também no Oriente Médio. Outro importante canal foi o do Panamá, construído pelos Estados Unidos ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. E não podemos deixar de mencionar as hidrovias fluviais, que também tem sua importância na economia mundial. Hidrovias como do rio Amazonas no Brasil, e do São Lourenço e região dos grandes lagos nos Estados Unidos e Canadá são importantes rotas de transportes de mercadorias. Na África existem os rios e canais que integram grande parte do continente, como a hidrovia que conecta a região dos lagos, onde até passam navios. Isso através de eclusas é claro. Na Ásia e Europa, existe a conexão hidroviária da Trans Eurásia, uma mega rota que liga o leste, oeste e sul do continente, conectando até mesmo os países da região central.

Existe um projeto de construir o canal do Krai no sul da Tailândia, entre o Golfo da Tailândia e o Mar de Andamão, que diminuiria a distância da rota entre Brasil e China, mas até hoje não iniciaram a construção.

 A seguir os mapas das hidrovias.








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