sexta-feira, 21 de março de 2025

História real e imaginária da Novoeste. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 


Olá pessoal. Essa é a história real e imaginária da Novoeste, pois modifiquei a bitola e acrescentei uma linha a mais. Também coloquei algumas imagens para representar a companhia. 

 

Nome: Novoeste.

Tempo de operação: 1904-2002.

Bitola: 1,600 mm.

Extensão: 1.699 km.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sede: Bauru, São Paulo.

Local: Brasil.

Áreas: São Paulo e Mato Grosso do Sul.


Mapa das ferrovias da Novoeste.

Desde o Segundo reinado (meados do século XIX) se discutia a construção de uma ligação férrea do longínquo Mato Grosso ao litoral brasileiro. Até então o acesso poderia ser feito exclusivamente por navegação pela bacia platina, o que dependia de relações com a Argentina e o Paraguai. A Guerra do Paraguai/Tríplice Aliança (1864-1870) evidenciou a crítica falta de meios de transporte àquela região. Um exemplo foi o primeiro contingente brasileiro enviado após a declaração de guerra (confira no artigo sobre A retirada da Laguna), que demorou oito meses para percorrer os mais de dois mil quilômetros entre a Capital Imperial e a vila de Coxim, na então província do Mato Grosso. Quando a coluna militar chegou ao seu destino, este já estava abandonado e queimado pelos paraguaios.

Assim, cogitaram-se vários planos para a construção de uma ferrovia. Um dos traçados imaginados (1871) foi entre Curitiba e Miranda, que seria concedido ao Barão de Mauá, entretanto nem sequer foi aprovado ser executado.

Em 1904 foi criada a Companhia Estrada de Ferro Novoeste do Brasil, para quem então a concessão foi transferida. Assim, sob seu patrocínio, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro divulgou parecer técnico, sugerindo que a nova ferrovia deveria partir da então vila de São Paulo dos Agudos (localidade já alcançada pelas linhas tanto da Paulista quanto da E.F. Sorocabana).

Como o traçado da Sorocabana já estava na iminência de alcançar a vila de Bauru, decretou-se então que a Novoeste deveria partir dos trilhos da Sorocabana em direção a Cuiabá.

O início da empreitada

Destarte, em julho de 1905, iniciou-se em Bauru a construção da Linha Tronco (Estrada de Ferro Novoeste do Brasil). A inauguração do primeiro trecho se deu em 29 de setembro de 1906, até Lauro Müller (km 92), no atual município de Guarantã. A construção foi prosseguindo gradativamente.

Em seguida (1908), a concessão foi dividida em duas partes: a primeira entre Bauru e Itapura (próximo à foz do Rio Tietê), e a segunda entre Itapura e Corumbá. A primeira parte não se alterou. Já a segunda passou a figurar juridicamente como domínio da União, embora devesse ser construída pela própria Companhia E. F. Novoeste do Brasil e arrendada à mesma por sessenta anos.

Bauru-Itapura


Mapa provavelmente da década de 1920, mostrando a linha-tronco da época (posterior Ramal de Lussanvira) e a construção da Variante de Jupiá, que se tornou o atual tronco.

Ainda quanto ao trecho Bauru-Itapura, Araçatuba foi inaugurada em 2 de dezembro de 1908 e dali a linha tomou rumo à margem esquerda do Rio Tietê, prosseguindo a Oeste rente ao leito do mesmo até finalmente atingir Itapura no início de 1910.

A Variante de Jupiá e o Ramal de Lussanvira

A margem do Rio Tietê, onde aventurou-se a ferrovia após Araçatuba até Itapura, era região infestada de malária e outras doenças tropicais, algo que no início do século XX preocupava muito. Assim, a partir da década de 1920, iniciou-se a construção da Variante de Jupiá, mais ao Sul, seguindo o espigão divisor de águas dos rios Aguapeí (ou Feio) e Tietê.

A variante foi completada em 1940, quando então passou a ser considerada linha-tronco. A partir de então, os trilhos entre a estação de Lussanvira e o novo tronco (incluídos os das estações Ilha SecaTimboré e Itapura) foram arrancados. O trecho de Araçatuba a Lussanvira tornou-se o Ramal de Lussanvira. O ramal funcionou até por volta de 1962, quando finalmente foi extinto e seus trilhos arrancados. A estação foi submersa pelo lago da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em 1990.

Itapura-Corumbá

Em maio de 1908 iniciou-se então a construção da ferrovia Itapura-Corumbá. Duas equipes trabalharam simultaneamente nas duas extremidades, a partir de Itapura e a partir de Corumbá. A ligação foi feita em 1914, nas proximidades da estação então convenientemente denominada Ligação.


Foram construídas as grandes pontes nos rios Paraná e Paraguai, um grande desafio da engenharia brasileira que possibilitou uma ligação com a Bolívia.

Os ramais de Ponta Porã e Esperança do Oeste.

Os Ramais de Ponta Porã e Esperança do Oeste foram construídos de 1936 a 1944, bifurcando-se da linha-tronco na estação de Indubrasil, no município de Campo Grande.





Em 2002, a Novoeste foi adquirida pela Ferrovia Bandeirantes.


Em homenagem á Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, aos construtores, maquinistas e aos que tanto sonharam com a transcontinental Santos Arica... que infelizmente nunca se tornou realidade.

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.









domingo, 16 de março de 2025

Mapa real e imaginário do Iêmen (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 

Olá pessoal. Esse é o mapa que eu fiz do Iêmen, país situado no sul da península arábica na Ásia. Aqui eu criei rodovias, ferrovias, cidades, aquedutos e canais de irrigação. Que Deus abençoe o povo iemenita.


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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


segunda-feira, 3 de março de 2025

Brasil vs China. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.


Atualmente, o Brasil e China são os dez maiores países do mundo com tamanhos continentais. A China é a segunda maior economia do mundo com um PIB de US$ 17,7 trilhõesDesde a introdução de reformas econômicas em 1978, a China tornou-se em uma das economias de mais rápido crescimento no mundo, sendo o maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta. A industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53% (em 1981) para 8% (em 2001). O país tem sido considerado uma superpotência emergente por vários acadêmicos, analistas econômicos e militares. A importância da China como uma grande potência é refletida através de seu papel como segunda maior economia do mundo (ou segunda maior em poder de compra) e da sua posição como membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas e de várias outras organizações multilaterais, incluindo a Organização Mundial do ComércioCooperação Econômica Ásia–PacíficoGrupo dos VinteBRICS e da Organização para Cooperação de Xangai. Além disso, o país é reconhecido como uma potência nuclear, além de possuir o maior exército do mundo em número de soldados e o segundo maior orçamento de defesa.

Já o Brasil é 9ª maior economia do mundo com um PIB de US$ 2,13 trilhões. O território que atualmente forma o Brasil foi oficialmente descoberto pelos portugueses em 22 de abril de 1500, em expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Segundo alguns historiadores como Antonio de Herrera e Pietro d'Anghiera, o encontro do território teria sido três meses antes, em 26 de janeiro, pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, durante uma expedição sob seu comando. A região, então habitada por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, cabia a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas, e tornou-se uma colônia do Império Português. O vínculo colonial foi rompido, de fato, em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem o território português. Em 1815, o Brasil se torna parte de um reino unido com PortugalDom Pedro I, o primeiro imperador, proclamou a independência política do país em 1822. Inicialmente independente como um império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil tornou-se uma república em 1889, em razão de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora uma legislatura bicameral, agora chamada de Congresso Nacional, já existisse desde a ratificação da primeira Constituição, em 1824. Desde o início do período republicano, a governança democrática foi interrompida por longos períodos de regimes autoritários, até um governo civil e eleito democraticamente assumir o poder em 1985, com o fim da ditadura militar.

Como potência regional e médiaa nação tem reconhecimento e influência internacional, sendo que também é classificada como uma potência global emergente e como uma potencial superpotência por vários analistas. O PIB nominal brasileiro é o nono maior do mundo e o oitavo por paridade do poder de compra (PPC), sendo, em ambos, o maior da América Latina e do Hemisfério SulO país é um dos principais celeiros do planeta, sendo o maior produtor de café dos últimos 150 anos, além de ser classificado como uma economia de renda média-alta pelo Banco Mundial e como um país recentemente industrializado, que detém a maior parcela de riqueza global e a economia mais complexa da América do Sul. No entanto, o país ainda mantém níveis notáveis de corrupçãocriminalidade e desigualdade social. E esses são os dados do Google Wikipédia

Mas a pergunta é: por que a China cresceu aceleradamente, enquanto o Brasil ainda está como está? Com a entrada no socialismo na China em 1949, o país passou por várias mudanças econômicas, culturais e o fim das religiões. O país sofreu durante anos na ditadura de Mao Tse Tung e ocorreu uma terrível fome de 1958 a 1962 onde morreram milhões de pessoas. Era uma nação atrasada com pouca infraestrutura, má qualidade de educação, não tinham liberdade de expressão e outros problemas. Mas somente a partir de 1976 que a China começou a mudar, abrindo as portas para o capitalismo, mais continuando com o regime socialista. Anos se passaram e o país foi crescendo e investindo na educação, saúde, infraestrutura, tecnologia, transportes e outros. Atualmente possuí suas marcas e empresas espalhadas pelo mundo, inclusive o governo da China investe em outros países, sendo hoje uma nação com grande influência mundial.  O país também possui uma base de lançamentos de foguetes e uma estação espacial, e sem falar da estrutura digital e tecnológica com sistemas de segurança e até mesmo veículos que andam sem motoristas. E o país também é um dos melhores competidores nos esportes e conquistou muitas medalhas olímpicas.

Já o Brasil começou a crescer de fato a partir do governo de Juscelino Kubitchek nos anos 1950, com o surgimento de indústrias automobilísticas, siderúrgicas, rodovias pavimentadas e outros. A população urbana cresceu e ao mesmo tempo houve o desbravamento nas terras pouco povoadas com nas regiões Centro Oeste e Norte. Infelizmente o país sofreu com a ditadura militar que durou de 1964 a 1985, onde várias pessoas foram perseguidas, presas e até mortas, pois era proibido criticar ou protestar contra o governo militar. Nessa época teve vários investimentos, como hidrelétricas, rodovias e a grande ponte Rio-Niterói. Mas infelizmente o Brasil não alcançou as metas, por exemplo, pouco se investiu em ferrovias, e havia muito pobreza e desigualdades. Com o fim do regime militar, o país voltou a ser uma democracia, mas mesmo com essa liberdade, Brasil continuou preso na corrupção e burocracia. Atualmente, é um dos mais ricos em recursos e um dos grandes exportadores de alimentos e matéria prima para outros países, mas então por que ainda continua nessa situação?

A China possui uma das maiores malhas ferroviárias e rodoviárias e tem conexão com quase todos os seus países vizinhos. Já o Brasil tem pouco mais de 30 mil quilômetros de ferrovias e uma péssima integração. Enquanto em rodovias poucas possuem modernidade e duplicações, enquanto outras estão em péssimos estados de conservação, milhares de quilômetros sem pontes e pavimentação, e há lugares de difícil acesso e trechos perigosos. E não posso esquecer dos atoleiros que prejudicam as pessoas na região Norte e partes do Centro Oeste. E Infelizmente há pobreza, falta de segurança, injustiças e outros demais. Não sou a favor do socialismo, e acho que nem mesmo do capitalismo, mas uma coisa eu admito: Meiyu Gongchandang, jiu meiyu xin Zhongguó. Em chinês quer dizer, “Sem o partido comunista não haveria uma nova China. Esse país com apenas um partido fez dez vezes mais do que o Brasil, que possui mais de vinte partidos e não fez a metade do que deviam.

As vezes sentimentos vergonha de sermos brasileiros e temos vontade de ir embora para outro país. Mas ser brasileiro tem boas vantagens, por exemplo, não participamos de guerras e não somos alvos de ataques terroristas; Mas o povo exige mudança para melhor, e políticos competentes que governem para o povo.

E você, acredita e o Brasil pode melhorar ou piorar?

 

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.



sábado, 1 de março de 2025

Mapa real e imaginário do Níger (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.


Olá pessoal. Esse é o mapa real e imaginário do Níger, país situado no ocidente da África. Aqui eu criei ferrovias, rodovias, canais de irrigação, aquedutos e algumas cidades. 

Viva o Níger.

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Pacitlântico, o portal entre dois oceanos (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.


Olá pessoal. Essa é uma ferrovia e empresa imaginária que eu criei no Brasil e Colômbia. Algumas imagens a seguir foram coletadas do Google para representar essa história. Espero que gostem. 

 

Nome: Pacitlântico.

Fundação: 1849 no Brasil e 1869 na Colômbia.

Bitola: 1,600 mm.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sedes: Rio de Janeiro (RJ) e Tumaco, Colômbia.

Locais: Brasil e Colômbia.

Áreas do Brasil: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Triângulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Novo Paraguai, Rondônia, Purus e Solimões.

Áreas da Colômbia: Nariño, Putumayo, Amazonas e Vaupés.

Empregados: 20.000 no Brasil e 3.000 na Colômbia.

Valor de mercado: 4,1 bilhões. (2017).

Mapa das ferrovias da Pacitlântico no Brasil.


Mapa da Pacitlântico na Colômbia.


Por volta do final dos anos 1830, a Colômbia planejava uma ferrovia de Tumaco no oceano Pacífico até o rio Putumayo e futuramente com o Brasil. Em 1841, os colombianos se reuniram com os brasileiros no Rio de Janeiro e apresentaram o projeto de ligar Tumaco ao Rio de Janeiro, os brasileiros se interessaram pelo projeto e escolheram em colocar o nome da ferrovia de Pacitlântico com o objetivo de ligar o Pacífico e o Atlântico. Atravessar a Amazônia seria um grande desafio, então planejaram uma rota hidroviária para ligar o Brasil e a Colômbia pelos rios Araguaia, Amazonas, Negro, Solimões, Putumayo e Uaupés.

Em janeiro de 1849 foi criada a Estrada de Ferro Pacitlântico, e a primeira linha a ser construída foi do Rio de Janeiro a Lavras as margens do rio Grande em Minas Gerais que foi concluída em 1855. Na Colômbia foi construída a linha de Tumaco a Puerto Asís nas margens do rio Putumayo de 1869 a 1876.


No Brasil foram concluídas as hidrovias nos rios Tocantins e Araguaia em 1843 e no rio Madeira em 1846 o que possibilitou os planos de construir a Pacitlântico. Em 1859 iniciou-se a construção de Lavras a Forte Guaporé no Mato Grosso no sentido leste oeste, e de Porto Araguaia (atual Aruanã) na província de Goiás. Quando a ferrovia chegou em Itapirapuã a construção dividiu-se em dois rumos, um sentido a Minas Gerais e outro para Mato Grosso, e também escolheram Barra do Garças como outro ponto de construção da ferrovia sentido oeste.

Em 1864 a ligação entre Minas e Goiás foi concluída quando chegou no município de Catalã. Outro ponto das obras foi em Barra do Garças que foi divido no sentido leste e oeste. Em outubro de 1866, a ligação entre Goiás e Mato Grosso foi concluída, e no mesmo ano foi inaugurada essa grande ligação do litoral do Rio de Janeiro as hidrovias dos rios Araguaia, Teles Pires e Guaporé. Em 1866 foram abertas as obras da linha de Formiga a Congonhas do Campo (atual Congonhas) em Minas Gerais sendo concluída em 1870.

Em 1872 a companhia iniciou a construção de Goiás (município) a Taguatinga (hoje no Distrito Federal), sendo finalizada em 1876. Foi construída também a linha de Valença na província do Rio de Janeiro em 1875.


Com os investimentos dos fazendeiros da província de Goiás, em 1879, iniciou-se a construção da linha de Goiânia a Itumbiara, tendo sua conclusão em 1884. Em 1891 iniciou-se a construção da linha de Patrocínio a Araguari no Triângulo, sendo concluída em 1894.

Em 1907, iniciou-se a construção da linha de Comodoro no Mato Grosso (hoje no Novo Paraguai) a Santo Antônio da Madeira (atual Porto Velho. Nessa época o engenheiro militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon construiu a linha de telégrafo junto com a ferrovia para se conectar com Peru e Bolívia.


Em 1915 as obras da linha de Comodoro a Porto Velho foram concluídas e se conectando com a ferrovia Trans Amazônica. Em 1921 iniciaram a construção da linha de Porto Velho a Lábrea no sentido norte sul tendo sua conclusão em 1924. Os planos de construir a ferrovia para a Colômbia continuavam em estudos, mas não tinham a previsão de quando seria executado. Somente em 1950 o Brasil e a Colômbia iniciaram as obras da conexão entre os dois países. No Brasil construíram de Lábrea no estado do Purus a Benjamin Constant capital do Solimões, e na Colômbia de Puerto Asís a Letícia no sentido leste oeste. Em 1955 a ferrovia foi concluída e inaugurada pelos presidentes Juscelino Kubitschek do Brasil e Gustavo Rojas Pinilla da Colômbia ligando o Atlântico ao Pacífico com a mesma bitola, de 1,600 mm.




Em 1980, o governo colombiano iniciou a construção da linha de Tarapacá a Mitú para se conectar com a Amazônia Norte com a bitola de 1,435 mm, e a concluiu em 1984. Em 1983, foram abertas as obras da linha de Pimenta Bueno a Costa Marques em Rondônia, passando em Rolim de Moura (RO), sendo concluída em 1988, permitindo uma nova ligação com o Peru pelo norte da Bolívia, sendo a linha de Costa Marques a Puerto Maldonado no Peru com bitola mista de 1,000 mm e 1,435 mm.




Locomotiva GE ES44AC a diesel da Pacitlântico, Rio de Janeiro, 2018.

Atualmente a empresa tem seu papel importante no crescimento do Brasil e da Colômbia.

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.

 






















segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

A Grandirsvânia é Azul (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Oh linda e grande Grandirsvânia, terra de respeito e elegância

És tu vista do grande céu e do infinito universo azul

Terra dos axters, do Dragão Raio, da serpente Dymvam e belezas naturais

Do Cavalo Lamva, do Puma Branco, do Grande Urso e outros animais

És azul além do oceano, até Hatcamkyma, a terra de um povo hermano

Terra de gente com um bom coração, do sol, da lua e do bravo leão

Há outro país como você? Que ama o Senhor Deus, as etnias sem esperar mercê?

És azul não somente como país belo, mas também pelo brilho do sol amarelo

As altas montanhas que levam ao céu, com um vento agradável e doce como

mel

Me surpreende ao receber e cuidar do órfão e faminto, como isso é lindo

Tu odeias a injustiça, a guerra e corrupção, como seria bom se as nações fossem assim então?

És azul além de seus rios que cortam a terra, mostrando o caminho para a descerra

Belas fazendas, cidades e caminhos, onde se escuta o cantar dos passarinhos

Essa é a Grandirsvânia, que surgiu das antigas Dirnepólia e Nordesvânia

Me admiro desse país, onde o povo é feliz porque quis

Viva a Grandirsvânia com sua bela luz, que durará até a vinda de Nosso Senhor Jesus.

Hyr Ho (Vamos Já).


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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.