quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Pacitlântico, o portal entre dois oceanos (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.


Olá pessoal. Essa é uma ferrovia e empresa imaginária que eu criei no Brasil e Colômbia. Algumas imagens a seguir foram coletadas do Google para representar essa história. Espero que gostem. 

 

Nome: Pacitlântico.

Fundação: 1849 no Brasil e 1869 na Colômbia.

Bitola: 1,600 mm.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sedes: Rio de Janeiro (RJ) e Tumaco, Colômbia.

Locais: Brasil e Colômbia.

Áreas do Brasil: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Triângulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Novo Paraguai, Rondônia, Purus e Solimões.

Áreas da Colômbia: Nariño, Putumayo, Amazonas e Vaupés.

Empregados: 20.000 no Brasil e 3.000 na Colômbia.

Valor de mercado: 4,1 bilhões. (2017).

Mapa das ferrovias da Pacitlântico no Brasil.


Mapa da Pacitlântico na Colômbia.


Por volta do final dos anos 1830, a Colômbia planejava uma ferrovia de Tumaco no oceano Pacífico até o rio Putumayo e futuramente com o Brasil. Em 1841, os colombianos se reuniram com os brasileiros no Rio de Janeiro e apresentaram o projeto de ligar Tumaco ao Rio de Janeiro, os brasileiros se interessaram pelo projeto e escolheram em colocar o nome da ferrovia de Pacitlântico com o objetivo de ligar o Pacífico e o Atlântico. Atravessar a Amazônia seria um grande desafio, então planejaram uma rota hidroviária para ligar o Brasil e a Colômbia pelos rios Araguaia, Amazonas, Negro, Solimões, Putumayo e Uaupés.

Em janeiro de 1849 foi criada a Estrada de Ferro Pacitlântico, e a primeira linha a ser construída foi do Rio de Janeiro a Lavras as margens do rio Grande em Minas Gerais que foi concluída em 1855. Na Colômbia foi construída a linha de Tumaco a Puerto Asís nas margens do rio Putumayo de 1869 a 1876.


No Brasil foram concluídas as hidrovias nos rios Tocantins e Araguaia em 1843 e no rio Madeira em 1846 o que possibilitou os planos de construir a Pacitlântico. Em 1859 iniciou-se a construção de Lavras a Forte Guaporé no Mato Grosso no sentido leste oeste, e de Porto Araguaia (atual Aruanã) na província de Goiás. Quando a ferrovia chegou em Itapirapuã a construção dividiu-se em dois rumos, um sentido a Minas Gerais e outro para Mato Grosso, e também escolheram Barra do Garças como outro ponto de construção da ferrovia sentido oeste.

Em 1864 a ligação entre Minas e Goiás foi concluída quando chegou no município de Catalã. Outro ponto das obras foi em Barra do Garças que foi divido no sentido leste e oeste. Em outubro de 1866, a ligação entre Goiás e Mato Grosso foi concluída, e no mesmo ano foi inaugurada essa grande ligação do litoral do Rio de Janeiro as hidrovias dos rios Araguaia, Teles Pires e Guaporé. Em 1866 foram abertas as obras da linha de Formiga a Congonhas do Campo (atual Congonhas) em Minas Gerais sendo concluída em 1870.

Em 1872 a companhia iniciou a construção de Goiás (município) a Taguatinga (hoje no Distrito Federal), sendo finalizada em 1876. Foi construída também a linha de Valença na província do Rio de Janeiro em 1875.


Com os investimentos dos fazendeiros da província de Goiás, em 1879, iniciou-se a construção da linha de Goiânia a Itumbiara, tendo sua conclusão em 1884. Em 1891 iniciou-se a construção da linha de Patrocínio a Araguari no Triângulo, sendo concluída em 1894.

Em 1907, iniciou-se a construção da linha de Comodoro no Mato Grosso (hoje no Novo Paraguai) a Santo Antônio da Madeira (atual Porto Velho. Nessa época o engenheiro militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon construiu a linha de telégrafo junto com a ferrovia para se conectar com Peru e Bolívia.


Em 1915 as obras da linha de Comodoro a Porto Velho foram concluídas e se conectando com a ferrovia Trans Amazônica. Em 1921 iniciaram a construção da linha de Porto Velho a Lábrea no sentido norte sul tendo sua conclusão em 1924. Os planos de construir a ferrovia para a Colômbia continuavam em estudos, mas não tinham a previsão de quando seria executado. Somente em 1950 o Brasil e a Colômbia iniciaram as obras da conexão entre os dois países. No Brasil construíram de Lábrea no estado do Purus a Benjamin Constant capital do Solimões, e na Colômbia de Puerto Asís a Letícia no sentido leste oeste. Em 1955 a ferrovia foi concluída e inaugurada pelos presidentes Juscelino Kubitschek do Brasil e Gustavo Rojas Pinilla da Colômbia ligando o Atlântico ao Pacífico com a mesma bitola, de 1,600 mm.




Em 1980, o governo colombiano iniciou a construção da linha de Tarapacá a Mitú para se conectar com a Amazônia Norte com a bitola de 1,435 mm, e a concluiu em 1984. Em 1983, foram abertas as obras da linha de Pimenta Bueno a Costa Marques em Rondônia, passando em Rolim de Moura (RO), sendo concluída em 1988, permitindo uma nova ligação com o Peru pelo norte da Bolívia, sendo a linha de Costa Marques a Puerto Maldonado no Peru com bitola mista de 1,000 mm e 1,435 mm.




Locomotiva GE ES44AC a diesel da Pacitlântico, Rio de Janeiro, 2018.

Atualmente a empresa tem seu papel importante no crescimento do Brasil e da Colômbia.

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.

 






















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