sábado, 22 de julho de 2023

História real e imaginária das hidrovias do Brasil (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.


Olá pessoal. A história a seguir tem a parte real e a parte imaginária. Eu acrescentei alguns fatos que são imaginações minhas. Há imagens que foram coletadas do Google e algumas foram alteradas para representar a história. E tem os mapas que eu fiz.

Bem-vindo as hidrovias do Brasil como você nunca viu.

O transporte marítimo é de vital importância para o Brasil em suas relações comerciais. Desde o Brasil Colônia, o transporte marítimo tem importância fundamental, pois permitia uma ampla troca comercial (comércio triangular) entre Portugal, Angola e Brasil. Foi também o transporte marítimo que permitiu, ao Brasil Colônia, ganhar relativa autonomia política em relação a Portugal, com a abertura de portos. Os rios de fácil navegação nessa época era os rios Amazonas, Solimões, Negro, Madeira, Paraguai e partes dos rios Tocantins, São Francisco e Xingu. Já os demais trajetos e outros rios como o Teles Pires, Araguaia e Paraná eram difíceis de navegar por causa das cachoeiras e corredeiras. Assim foram as hidrovias no Brasil Colonial do século XVI ao XIX.

Mapa das hidrovias do Brasil em 1822.


Quando o Brasil se tornou independente em 1822 já possuía portos, estaleiros, navios e uma hidrovia extensa pelo mar e por rios como o Amazonas que foi fundamental para um novo início do crescimento econômico. Em 1830 o imperador Dom Pedro II propôs a criação e expansão de novas hidrovias pelo Brasil nos rios de difícil navegação. O imperador enviou alguns brasileiros para a Europa, Canadá e Estados Unidos para trazerem novidades de tecnologias de hidrovias. O governo propôs o projeto também aos governos da Argentina e Paraguai pra criar hidrovias navegáveis nas partes difíceis do rio Paraná. Em 1835 rompeu a Guerra dos Farrapos que durou até 1845, mas isso não impediu os planos de novas hidrovias. Em 1835 iniciaram-se as construções das eclusas e canais nos rios Tocantins e Araguaia para ligar o Pará á Goiás, e também eclusas nos rios Paraná e Paranaíba tendo suas conclusões em 1843. Foram as primeiras hidrovias com eclusas do projeto a saírem do papel. Os primeiros portos dessas hidrovias foram Vila Rio dos Bois no rio Paranaíba e Porto Araguaia em Goiás, Foz do Iguaçu no rio Paraná e Marabá no rio Tocantins no Pará. Em 1838 o governo brasileiro apresentou ao governo da Bolívia o projeto do canal de Paraporé para ligar os rios Paraguai e Guaporé para ligar o sul ao Noroeste do Brasil e também facilitar a navegação nos rios Mamoré e Madeira. O governo boliviano se interessou pelo projeto. Nessa época foram importadas embarcações a vapor e algumas foram fabricadas nos estaleiros do Brasil. Em 1841, Brasil e Bolívia iniciaram as obras do canal de Paraporé e das eclusas nos rios Madeira e Mamoré. O canal de Paraporé foi construído no sentido norte sul. Em 1846 as eclusas nos rios Madeira e Mamoré foram concluídas, e o canal de Paraporé foi concluído em 1854. Foi construída uma eclusa no canal na fronteira com o Brasil e Bolívia já que a parte sul está no nível do rio Paraguai e a parte norte no nível do rio Guaporé. Assim o canal ligou a bacia do rio Paraguai á da Amazônia. No final da década de 1840, o Brasil começou a fabricar navios e embarcações menores a vapor que fez crescer ainda mais a economia e acelerou os transportes de passageiros e mercadorias.


Em 1853 o governo deu início ás obras das eclusas do rio Paranapanema que foram concluídas em 1858, e também no rio Negro para ligar o Brasil e a Venezuela e também construiu o canal do Amazonas de 1844 a 1853 em seu território. Outro canal importante foi o de Palmares do Sul (RS) construído de 1847 á 1849 ligando a Lagoa Casamento ao litoral do Oceano Atlântico e diminuindo a distância de Porto Alegre á Santos e outras cidades do litoral brasileiro. Em 1852, iniciaram-se as construções de eclusas e canais nos rios Tapajós e Teles Pires entre o Pará e Mato Grosso para ligar o norte ao oeste do Brasil e tendo a conclusão em 1859. Em 1852 um habitante da província do Amazonas propôs ao governo da província o projeto de construir canais entre as curvas dos rios meandros para diminuir as distâncias pelas hidrovias. O projeto foi aprovado e apresentado ao governo imperial que também se interessou. Em 1853 o governo do Piauí iniciou as construções de duas eclusas no rio Parnaíba até a Colônia de São Pedro de Alcântara (atual Floriano) e as concluiu em 1856. Em 1855 foram abertas as obras do canal do Amará na província do Pará com o objetivo de ligar os rios Amazonas e Pará tendo sua conclusão em 1864 diminuindo a distância de Belém (PA) a Manaus (AM) e outros municípios da região Norte. Em 1856 o governo imperial deu início as obras de eclusas e canais no rio Grande entre Minas Gerais e São Paulo para ter acesso ás hidrovias dos rios Paranaíba e Paraná tendo suas conclusões em 1863. Na mesma época foram construídas eclusas e barragens nos rios Verde e Sapucaí em Minas Gerais. Em 1857 o governo do Amazonas e o governo imperial deram início s construções dos canais nos meandros do rio Purus tendo suas conclusões em 1860. Na mesma época, o governo do Amazonas construiu uma eclusa no rio Branco (atualmente no estado de Roraima). Em 1859 o governo da província de São Paulo iniciou as construções de eclusas no rio Tietê para criar uma hidrovia até o rio Paraná tendo sua conclusão em 1865. Em 1861 iniciou-se a construção do canal de Grancisco na província de Minas Gerais para ligar os rios Grande e São Francisco, mas foi construído até Iguatama, sendo concluído em 1865. Na mesma época, o governo da Bahia construiu eclusas no rio Jequitinhonha para formar uma hidrovia até o Município de Araçuaí em Minas Gerais (hoje em Minas do Norte). Em 1865 foram iniciadas as construções dos canais nos meandros do rio Juruá na província do Amazonas pelo governo da província tendo a conclusão final em 1869. Na mesma época o governo provincial do Amazonas construiu o canal de Manacapuru entre os rios Negro e Solimões. Em 1868 iniciaram-se as construções de eclusas nas partes de corredeiras no rio São Francisco em Minas Gerais e Bahia tendo a conclusão em 1873. Em 1871, o Brasil e a Argentina deram início as obras das eclusas no rio Iguaçu até o rio Paraná tendo sua conclusão em 1876 ligando o leste e oeste do Paraná. Na mesma construíram também o canal de Sucujós e uma eclusa entre os rios Sucunduri e Tapajós na província do Amazonas (atualmente no estado do Madeira).

Até 1880 as hidrovias se expandiram quase em todo o Brasil transportando passageiros e mercadorias, sendo fundamental pelo crescimento econômico e se integrando com os países vizinhos.




Mapa das hidrovias do Brasil de 1880.


Em 1881 o governo do Maranhão iniciou a construção do canal de Caxias nesse município para ligar os rios Itapicuru e Parnaíba e o concluiu em 1882. Em 1891 o governo do Mato Grosso do Sul início a construção do canal de Coximrrentes para ligar os rios Coxim e Correntes tendo a conclusão em 1893 formando uma ligação hidroviária entre esses rios e com os rios Cuiabá e Paraguai. Em 1904, o governo iniciou as construções dos canais nos meandros do rio Acre e dois canais no território do Acre entre os rios Envira e Purus e Envira e Tarauacá tendo as conclusões em 1905.  No mesmo ano iniciaram-se as obras das eclusas e canais no rio Xingu no Pará, de Altamira á São Félix do Xingu tendo a conclusão em 1915. Em 1919 o governo do Amazonas iniciou a construção do canal de Tari para ligar os Purus e Coari e o Solimões tendo a conclusão em 1920.



Em 1934 o governo do Rio Grande do Sul iniciou a construção do canal de Santa Maria para ligar os rios Ibicuí e Jacuí e uma eclusa tendo sua conclusão em 1937 ligando o litoral do oceano Atlântico ao rio Uruguai. Em 1936 o governo federal construiu o canal de Maraã no estado do Amazonas (hoje no estado do Rio Negro) para ligar os rios Japurá ao rio Negro através do rio Urubaxi tendo sua conclusão no mesmo ano. Na época, o canal de Grancisco foi construído até a represa de Furnas, situada no rio Grande, fazendo a conexão com o rio São Francisco. Em 1941 o governo federal deu início a construção do canal de Serra Grande entre Ceará e Piauí para ligar o litoral do oceano Atlântico ao rio São Francisco com três eclusas em seu percurso, e também para a irrigação em regiões secas tendo sua conclusão em 1947. Na época foram construídas as represas e eclusas no rio São Francisco entre os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe.


Nos anos 1950 o governo do estado de São Paulo criou um projeto para ligar o rio Tietê ao oceano Atlântico e construir eclusas na Serra do Mar e em parte do Tietê entre a cidade de São Paulo e Tietê. O tempo passou e o projeto não teve continuidade.

Na mesma época o governo federal desenvolveu o projeto de eclusas nos rios Arinos e Juruena nos territórios do Desbravadouro e Madeira. Em 1952 o governo do território de Solimões iniciou a construção do canal de Itamarati sendo concluído em 1955 e os canais meandros no rio Pauini iniciados também em 1952 e tendo suas conclusões em 1954.  Em 1963 iniciaram-se as construções dessas eclusas e foram concluídas em 1968. Em 1980 foram abertas as obras de mais duas eclusas no rio Juruena para fazer o acesso aos municípios de Juína e Três Rotas tendo suas conclusões em 1982. Em 1981 o governo do estado de Granrrios iniciou as construções de eclusas no rio Iriri tendo a conclusão em 1987. Na mesma época os estados de Granrrios e Carajás construíram o canal de Iringu, ligando os rios Iriri e Xingu. 


Atualmente os transportes hidroviários fluvial e marítimo contribuem para o desenvolvimento econômico do Brasil nas importações e exportações, e regulados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), entidade integrante da Administração Federal indireta e submetida ao regime autárquico especial. Tem, por objetivosː implementar, em sua esfera de atuação, as políticas formuladas pela SEP - Secretaria de Portos e pelo Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte; regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária exercidas por terceiros, com vistas a garantir a movimentação de pessoas e bens, em cumprimento a padrões de eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nos fretes e tarifas; harmonizar os interesses dos usuários com os das empresas concessionárias, permissionárias, autorizadas e arrendatárias, e de entidades delegadas, preservando o interesse público; e arbitrar conflitos de interesse e impedir situações que configurem competição imperfeita ou infração contra a ordem econômica.

Mapa das hidrovias e portos do Brasil de 2019.





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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.






 










 




sábado, 15 de julho de 2023

A língua grandirsvânica. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS. (i).

 

A língua grandirsvânica.

“Eys lamgyg gramdyhssvannyk”

(Éis lamguígui grandirsvânniqui)


O idioma grandirsvânico surgiu com a fusão do dirnepolês e do nordesvânico que eram falados na Dirnepólia e Nordesvânia, que em 900 D.C se unificaram e formaram a Grandirsvânia.

Antigo alfabeto grandirsvânico e suas pronúncias do idioma atual.


Esse é o antigo alfabeto grandirsvânico, que foi substituído pelo alfabeto latino. Atualmente, o Y é mais utilizado do que a letra I.

 

 Cores

“Pyxxd”

(Píquisdi)

Amarelo. “Gousleg”. (Gouslegui).

Azul. “Nubb”. (Núbi).

Azul marinho. “Nubb Nayv”. (Núbi Naivi).

Branco. “Amxl”. (Âmquisli).

Creme. “Kryem”. (Críem).

Bordô. “Buhdou”. (Búrdou).

Marrom. "Gamrwou". (Gâmruôu).

Prata. “Udd”. (Údi).

Preto. “Houhy”. (Róurri).

Rosa. “Ruzy”. (Rúzi).

Roxo. “Xaulid”. (Cháulidi)

Lilás. “Peyne”. (Peine).

Verde. “Tymk”. (Timqui).

Verde lima. “Tymk Laymy”. (Tinqui Laimi)

Vermelho. “Brayk”. (Braiqui).

 

Números

“Fampehs”

(Fâmpers)

Zero. “Wyr”. (uíri).

Um. “Onny”. (Ôni).

Dois. “Txyt”. (Tchíti).

Três. “Clem”. (Clem).

Quatro. “Brub”. (Brúbi).

Cinco. “Oxx”. (Óquis).

Seis. “Yxxsy”. (Íquissi).

Sete. “Dlym”. (Dlim).

Oito. “Ytt”. (Íti).

Nove. “Nayg”. (Naigui).

Dez. “Tym”. (Tim).

 

Dias da semana

“Ayuxoukly”

(Aiuchôucli)

Domingo. “Kemsayu”. (Quemssaiú).

Segunda feira. “Xlyttayu”. (Chlitaiú).

Terça feira. “Blambayu”. (Blambaiú).

Quarta feira. “Amrayu”. (Amraiú).

Quinta feira. “Huxxllayu”. (Ruquislaiú).

Sexta feira. “Ayglayu”. (Aiglaiú).

Sábado. “Saplayu”. (Saplaiú).

 

Meses do ano

“Gramtywut”

(Grântiúti)

Janeiro. “Jonyr”. (Joníri).

Fevereiro. “Fyvyryd”. (Fivirídi).

Março. “Maxxsy”. (Máquissi)).

Abril. “Apryh”. (Áprir).

Maio. “Myeh”. (Míer).

Junho. “Junnyp”. (Junípi).

Julho. “Jul” (Júli).

Agosto. “Akuss”. Ácuss).

Setembro. “Sytymbou”. (Sitímbou).

Outubro. Ukytubou”. (Uquitúbou).

Novembro. “Namvymbou”. (Namvímbou).

Dezembro. “Dymsymbou”. (Dimsímbou).

 

Estações do ano

“Dwamsoud”

(Duamsoud)

Primavera. “Axxnym”. (Áquisnim).

Verão. “Oudreh”. (Ôudrer).

Outono. “Zwykk”. (Zuíqui).

Inverno. “Kemym”. (Quêmim).

 

Expressões e frases úteis

“Yxxpryssums ynd rwyzy pennes”

(Iquisprissúms índ ruízi pênnes)

Quem é? “Wayb?”. (Uáibi?)

Qual seu nome? “Dsom lay namay?”. (Dsom lai nâmai?)

Meu nome é ... “Djey namay sys...”. (Djêi nâmai sis...).

Muito obrigado. “Xwyr Bakleh”. (Chuíri bácler).

Seja bem vindo. “Plammy txlum Seym”. (Plâmi tchlum sêim).

Bom dia. “Dryb glams”. (Dríbi glâms).

Boa tarde. “Drayb soyxxmy”. (Dráibi sóiquismi).

Boa noite. “Drayb hymy” (Dráibi rími)

Como vai você? “Klymt hy wou? (Clímti ri uou?)

Sim. “Kehs”. (Quers).

Não. “Nou”. (Nóu).

Muito prazer. “Xwyr okly”. (Chuíri ócli).

É muita bondade sua. “Ses xwyr drybym lay”. (Sés chuíri lái).

O que você deseja? “Flys wou souhs?”. (Flís uôu sôurs?).

Eu desejo. “Dsem souhssas”. (Dsêm sourssas).

Que horas são? “Flys teym hev? “Flís têim révi?)

Me escuta. “Yr jouk”. (Íri jôuqui).

Vejo você mais tarde. “Xloy wou vor fyh”. (Chlói uôu vôri fir)

Vejo você amanhã. “Xloy wou vugaml”. (Chloí uôu vugâmli)

Até logo. “Ib wess”. (Íbi ués).

Qual é o problema? “Dsom prublem?”. (Dsôm prúblem?)

Siga me. “Duwy yr”. (Dúi íri).

Desculpe. “Poxxmoh”. (Póquismór).

Atenção. “Axxsumx”. (Áquissumquis).


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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


domingo, 2 de julho de 2023

Hipocrisia, desrespeito e seu novo roteiro. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.


Desde os tempos bíblicos até os dias atuais, a maioria das pessoas que se dizem adorar a Deus tem agido com hipocrisia, frieza, desrespeito, etc. Antes de Jesus Cristo vir ao mundo, várias vezes o povo de Israel desobedeceu e se rebelaram contra Deus, e como castigo ficaram setenta anos no cativeiro em Babilônia. Muitos anos depois, Cristo então nasceu em Belém. Já adulto, Jesus iniciou sua missão nesse mundo, muitos o seguiram e se maravilharam de suas palavras, outros o rejeitaram e até conspiraram contra Ele. Quando estava na ceia com os discípulos, anunciou sua morte e ressurreição. Ele foi preso, julgado, maltratado e crucificado. Até na sua morte zombaram dEle na cruz. Então no terceiro dia, Jesus ressuscitou, e Satanás derrotado. Antes de voltar ao seu reino, Jesus disse aos apóstolos para levar o evangelho á todo o mundo e fazer discípulos. E assim eles foram. Algum tempo depois Saulo de Tarso foi escolhido por Deus para levar a mensagem aos povos, e seu nome passou a ser Paulo. Por fim, o apóstolo João escreveu o livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia. Os discípulos foram perseguidos e mortos, menos João que morreu em paz. E aqueles que aceitaram a Cristo também foram perseguidos e mortos. Em 2ª Tessalonicenses 2:3 e 4, Paulo advertiu a comunidade cristã de uma apostasia, um afastamento do evangelho de Cristo: “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se como se fosse o próprio Deus.” (2ª Tessalonicenses 2:3 e 4).

O profeta Daniel também teve visões sobre o futuro e a perseguição do povo de Deus. Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará de mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo (Daniel 7:25). Daniel se referiu a inquisição e a união de estado e igreja que durou de 538 á 1798.  Durante esse tempo, muitos cristãos fiéis ao evangelho, e até mesmo bruxas eram torturados e queimados na fogueira. Até mesmo na França, que derrubou o a monarquia e se tornou um estado ateu em 1789 também perseguiu pessoas que eram contra o governo. Infelizmente muitos dos protestantes também perseguiram, como os calvinistas holandeses na colônia da Nova Holanda no nordeste do Brasil que perseguiram e mataram os católicos na época colonial. Infelizmente também os protestantes que apoiaram a escravidão e segregação nos Estados Unidos. Esses que se diziam cristãos fizeram isso em nome de Deus, distorcendo as escrituras e blasfemando o seu nome. E quem pensa que religião é o ópio para a humanidade, os ateus, como os soviéticos também perseguiram e mataram pessoas que tinham religião, opiniões e que eram contra o estado. E não somente cristãos e ateus perseguiram e mataram, como também muçulmanos e outras religiões contra outras, povos contra povos. Mas aqueles que viveram em espírito, em verdade e amou o próximo foram fiéis até o fim.

O desrespeito também é praticado há muitos séculos e continua até hoje. Há muitos anos, era considerado comum na sociedade tirar sarros e preconceitos contra pessoas obesas, negros, asiáticos, pessoas com deficiência, idosos, machismo era comum e não aceitavam pessoas trans, LGBT’s no caso. Alguns filmes, desenhos e novelas tinham isso como roteiro, e aqui no Brasil também tinha. Mas quando se tratava de Deus, Jesus, santos católicos e religiões por exemplo, ninguém podia tirar sarros, deboches ou fazer charges á respeito disso. Nos anos 1950 por exemplo, se alguém de alguma família falasse que Jesus era gay, apanhava ou era expulso de casa. E se fizesse isso em público era linchado.

Mas agora é diferente, quer dizer, o contrário. Atualmente é ilegal debochar ou agir com preconceito contra pessoas com deficiência, idosos, pessoas obesas, LGBT’s, etnias, fazer discursos de ódio, etc. Concordo. Todos devem ser respeitados e a democracia também. Mas quando se trata de Deus, Jesus, santos católicos, igrejas evangélicas e religiões as pessoas são livres para fazer deboches e até xingá-los, ou seja, tem liberdade de expressão. Eu concordo que somos livres para nos expressarmos, mas, debochar e desrespeitar as religiões e igrejas cristãs isso eu não concordo. O pior é que já disseram que Jesus deveria ter sido abortado. Alguns anos atrás, uma emissora passava uma propaganda falando de respeito, mas transmitia um programa de humor que tirava sarro das religiões, igrejas evangélicas e até do Vaticano. Então como que vai falar de respeito e ao mesmo tempo desrespeitar? Se queremos respeito, então devemos respeitar também.

“Sabe, porém, isto: nos últimos dia sobrevirão tempos difíceis, pois os humanos serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes, aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, mais amigos dos prazeres do que de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder, Foge também destes (2ª Timóteo 3:1-5).”

E infelizmente o desrespeito ainda continua. Quando eu assisto o jornal, sempre aparece um caso de racismo, feminicídio e outros. Cada dia que passa as pessoas pioram, e até mesmo debocham de pessoas a beira da morte, como daquelas pessoas que estavam no submersível Titan no Oceano Atlântico, que infelizmente morreram, e ainda querem um mundo melhor. Quanta hipocrisia. Sem falar também dos cristãos que dizem adorar Deus, mas trazem o mundanismo e libertinagem para a igreja, igrejas que pregam a prosperidade ao invés da salvação, que pregam a justificação do pecado ao invés do arrependimento e santificação, e outras que pregam fanatismo e legalismo. Cristãos esses que falam com a boca cheia e com orgulho do evangelho, mas criticam e julgam os descrentes e aqueles que vivem de fato o evangelho. E pior, é santo na igreja e fora dela é o capiroto. E como diz Mateus 24:12, o amor se esfriará de quase todos. “Em vão me adoram com doutrinas que são preceitos de homens” (Mateus 15:9).

Mas não podemos desaminar. A cada dia devemos buscar a Deus, estudar as escrituras e levar a mensagem aos que não conhecem, devemos ser o sal da terra, não muito salgados e nem sem gosto. Através do nosso testemunho e de nossas boas obras, as pessoas irão querer conhecer mais daquele que nos enviou e amou o mundo de tal maneira. Sei que não é fácil ser criticado e debochado, e que dar vontade de reagir. Quando bateram na face de Jesus, ele ofereceu a dEle sem bater de bater de volta. Somos aquilo do que nos alimentamos. Se for do mundo continuaremos com fome e sede, mas se for de Jesus estaremos satisfeito e não teremos fome e sede.

Breve Jesus voltará. Ele dará fim á esse mundo injusto e levará os justos para o paraíso eterno onde não haverá injustiça.

 

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


 

domingo, 25 de junho de 2023

CONSPIRAÇÃO EM RACCOON CITY - JONAS ALEXANDRE XERÉM DA SILVA – JAXS.


Olá. Essa é uma história fictícia de Resident Evil que eu criei, pois sou fã do jogo. Espero que goste.



Meu nome é Jaxs. Nasci no Brasil em março de 1963. Aos 18 anos fui para a força aérea brasileira e segui a carreira. Dois anos depois fui transferido para o estado do Rio Negro na Amazônia. Lá fiz treinamentos na floresta, como sobrevoar em lugares inabitados de difícil acesso e mapeá-los. Nos anos 1980 trabalhei numa construção de uma rodo-ferrovia fazendo voos pela floresta de acordo com o traçado. Em 1985 fui transferido para Brasília, e graças a Deus a ditadura acabou. Em março de 1996 fui morar temporariamente em Chicago nos Estados Unidos para adquirir conhecimento. Um certo dia ouvi falar numa cidade chamada Raccoon City, uma grande cidade situada na região das Montanhas Arklay, no Centro-Oeste. Diziam que era um bom lugar para morar e trabalhar. Então me interessei, me mudei para lá e aluguei um apartamento. Me interessei e fiz um concurso para entrar nos S.T.A.R.S da R.P.D (Departamento de Polícia de Raccoon), e fui aprovado. Em alguns dias comecei a trabalhar, e então conheci meu chefe do departamento, Bryan Irons. Também conheci os membros dos S.T.A.R.S: Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton, Rebecca Chambers, Albert Wesker, Enrico Marini, Kenneth J. Sullivan, Richard Aiken, Forest Speyer, Joseph Frost, e Brad Vickers. Achei a Jill linda, e a Rebecca também. O Chris é um cara legal, os outros também. Já o Wesker é sério, e sempre de óculos escuros.


1998

Dois anos depois trabalhando na R.P.D, fiz amizades e aprendi muitas coisas, por exemplo, saúde nos Estados Unidos não é de graça. Trágico. Com o tempo me acostumei com o inverno, e gostei muito da comida também. Existe uma grande empresa farmacêutica chamada Umbrella, que ajudou a cidade a crescer muito e é reconhecida no país. Um certo dia fui na farmácia da empresa para comprar um remédio que custou um dólar, e um bom atendimento. Umas pessoas que estavam ali estavam comentando que alguns funcionários estavam trabalhando muito na Umbrella que as vezes até dormiam lá. Aí pensei, devem está ganhando muito bem. No dia seguinte fui para a R.P.D, e os policiais haviam prendido um funcionário da Umbrella que tentou explodi-la. Seu nome, Bob Wocester. Então o chefe Irons o interrogou, e eu fiz a ficha criminal dele. Ele disse que a empresa estava fazendo experimentos bizarros e estavam planejando em usar Raccoon City como teste. O Irons perguntou se ele tinha provas, disse que não. Mas ele disse que alguém da polícia estava envolvido. Ele falou isso com muita seriedade e raiva. Então ele foi para a cela. Então perguntei ao Irons a respeito do que o Bob tinha falado. Ele disse que ele estava blefando e que não estava bem da cabeça. O chefe então me disse para eu ir á mansão Spencer para atender a uma tentativa de invasão em sua propriedade. Ele me mostrou no mapa.  Então fui para lá passando por uma floresta. Chegando lá, fui atendido pelo mordomo, fiquei encantado com a Mansão. Então eu vi o senhor Spencer chegando de cadeira de rodas. Então perguntei a ele sobre a tentativa de invadir a mansão, que ocorreu á noite quando escutou um barulho e viu a sombra de uma pessoa, mas ela fugiu. De repente, o senhor Spencer se levanta da cadeira de rodas. Hã? Como assim? Então ele me disse que usa a cadeira as vezes quando sente dor nas pernas e na coluna, e que usa um remédio especial para isso. Como não achei nenhuma pista do tal invasor, retornei para a cidade. No caminho da mansão parei o carro porque escutei um barulho estranho. Olhei o motor e havia um esquilo dentro. Ele saiu correndo kkk. De repente, escutei um barulho estranho na floresta, olhei de um lado pro outro. Então apareceu um cachorro, um cachorro estranho com os olhos brancos. Ele estava querendo atacar, e rapidamente entrei no carro, e ele foi embora, e eu também.

Ao terminar meu horário na R.P.D, fui para meu apartamento, tomei um banho, fiz uma boa comida e fui assistir tv. Minha casa ficava em frente ao West Park, do lado oeste. Ao ligá-la, estava passando as notícias locais, e então umas pessoas que trabalham na empresa Willian e Annette Burkin falaram da tentativa de explodir a Umbrella por Bob Wocester, e que ele já estava estranho ultimamente. Ás dez horas eu fui dormir. E fiquei pensando sobre aquilo que o Bob disse na delegacia, e que alguém estava envolvido. Então caí no sono. Ás 03:02 da madrugada, meu celular começou a tocar, então atendi. Era o mordomo da mansão Spencer que queria falar comigo, estava nervoso. Então pedi para manter a calma. Ele me disse que ninguém tentou invadir a mansão, foi ele mesmo. Disse que sabia dos segredos da Umbrella, e que o Bob estava certo. O mordomo disse que tentou entrar no escritório do Spencer para pegar as provas, mas não conseguiu. Ele disse para eu manter segredo. Então pedi para ele me contar mais a respeito, de repente um barulho estranho de ruído, a ligação começou a falhar, e caiu. Poucos segundos depois, meu celular tocou novamente, e dessa vez era da R.P.D. Alguém tinha matado o Bob em sua cela. E pediram para eu comparecer. Então me arrumei rapidamente e fui para lá. Quando cheguei na cena do crime, Bob estava morto na cela. O chefe Irons estava no local e os S.T.A.R.S também. O Chris me disse que mataram o mordomo também na mansão. Eu fiquei chocado. O mordomo e o Bob mortos no mesmo dia? Quem teria feito isso? Então eu falei a eles sobre a ligação que recebi do mordomo antes de morrer. Disse que ele sabia dos segredos da Umbrella. Então o Irons disse que poderia ser mentira, já que o mordomo não comunicou a polícia. Então me lembrei do que o Bobby disse, que alguém da polícia estava envolvido. Então pensei... quem?

Depois que fiz o relatório, eu estava pensando muito a respeito do acontecimento. Depois de terminar o relatório, pensei em ir na sala do chefe Irons sem ninguém ver. Ao chegar lá, comecei á vasculhar a sala, procurei, procurei e nada, então pensei em voltar. De repente chegou um fax, peguei e li o. O fax dizia que os experimentos do G-Vírus e do T-Vírus estavam em andamento, e que os desconfiados devem ser apagados. E que iriam continuar enviando mais dinheiro. Os funcionários estão trabalhando muito. Assinado Willian e Annette Burkin.  Na hora eu lembrei desses nomes quando vi o jornal, e tudo fazia sentido. Funcionários trabalhando em excesso e dormindo na empresa, um cachorro estranho na floresta, o mordomo e o Bob mortos, e o chefe Irons se fazendo de desentendido e recebendo propinas. Então resolvi manter isso em segredo, porque eu poderia ser a próxima vítima.

No dia 23 de julho, a equipe Bravo formada por Kenneth, Rebbeca, Richard, Enrico e Forest foram investigar uma série de assassinatos na região das Montanhas Arklay. Eu fiquei na sala dos S.T.A.R.S junto com a equipe Alfa fazendo anotações e pensando nas coisas que vi, e pensando que experimentos a Umbrella estaria fazendo e com quem. Então o chefe Irons entrou na sala e pediu para todos a atenção. Ele disse que um dos funcionários da R.P.D viu alguém entrando em sua sala, mas nada foi pego ou retirado. Mas se isso se repetisse, iria tomar medidas sérias. Então pensei  e tive que tomar uma decisão antes que alguém descobrisse do que eu estava sabendo. Ao findar o horário de trabalho, fomos embora, e pedi ao Chris seu telefone, e anotei para trocar umas ideias. Ao chegar em casa eu imediatamente preparei minha mala, e paguei o último aluguel do apartamento. Depois, liguei para o Chris, esperei alguns segundos para atender e atendeu. E disse para ele que tinha algo urgente para ele. Então falei tudo o que sabia sobre as mortes do mordomo e do Bob, das propinas que Irons recebeu e que a Umbrella estaria escondendo algo e estava fazendo experimentos. O Chris ficou surpreso, mas eu disse a ele para manter segredo e fazer uma investigação. E pior, a equipe Bravo poderia está em perigo na floresta de Raccoon. Então falei para ele que eu iria voltar para o Brasil e para ele me dar notícias. O Chris confiou em mim, deixei meu contato, e no mesmo dia fui embora.

Meses depois eu já no Brasil, eu estava pensando o que estava acontecendo em Raccoon City, e como estavam os S.T.A.R.S. De repente, chegou um fax, e era do Chris, ele disse que eu estava certo a respeito da Umbrella, do Irons, das mortes do mordomo e o Bob. Mas o pior aconteceu, o Joseph foi morto por cães quando eles foram atrás da equipe Bravo na floresta, eles entraram na mansão Spencer para se proteger onde pensaram que estavam seguros. Quase todos os membros da equipe Bravo morreram na mansão, tinha criaturas mutantes, descobriram um laboratório secreto e com uma arma biológica. E pior ainda, um dos envolvidos nas experiências era Albert Wesker que trabalham para a Umbrella, e que a empresa se passava por uma indústria farmacêutica de fachada. Ao voltarem para a cidade, contaram tudo ao Irons, mas ele não deu a mínima. Foi então que Chris lembrou do que eu falei. No dia 28 de setembro tudo piorou, a cidade começou a ser atacado por zumbis e criaturas mutantes, e no dia seguinte ao amanhecer, a cidade foi destruída por uma bomba atômica para acabar com a infecção. Mais de cem mil pessoas morreram. Era o fim, e ao mesmo tempo o começo. E assim se iniciou a guerra contra o bioterrorismo no mundo. Mas não esquecerei dos bons momentos com os S.T.A.R.S, e daquela cidade que um dia foi um bom lugar antes disso tudo acontecer.

Sigo vivo...


Obrigado Capcom e produtores. Esse jogo marcou minha vida.


sábado, 10 de junho de 2023

Ribas, a terra do gado e do eucalipto. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 


A história a seguir é sobre Ribas do Rio Pardo, tem a parte real e a parte imaginada por mim. Espero que gostem.

 

Há muitos anos, nas margens no rio Pardo e de águas belas e limpas, existia uma imensa floresta do belo Cerrado, muitos animais, aves e frutos. Anos depois, foi planejada uma ferrovia para atravessar essa região, a Novoeste. Em 1914, a nova via férrea foi inaugurada, ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em 1915 foi criado o Distrito Policial, sendo nomeado seu primeiro sub delegado Antônio Aparecido. Em 1918 foi criada a primeira escola, tendo como professor José Coleto Garcia. No início dos anos 1920 foi criado o distrito de Conceição do Rio Pardo, e se inicio o crescimento populacional a procura de terras e madeira.


Em 1923 o distrito foi emancipado, se desmembrando de Campo Grande e Três Lagoas. Nos anos 1930 é construída a BR-33 (atual BR-262) ligando os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, passando em Conceição do Rio Pardo. Na época, o asfalto chegava até Campo Grande. Em 1943 nomearam o munícipio para Ribas do Rio Pardo. Nessa época, já contava com um grande número de cabeças de gado vindos do Pantanal, Mato Grosso e Goiás. Nesse ano, alguns homens do município foram lutar na Segunda Guerra Mundial. Mas grande parte do Cerrado ainda estava preservado. Como era bela a essência da pequena e sossegável cidade ás margens das doces águas do rio Pardo, pessoas indo e vindo de trem, ônibus e automóveis. Na zona rural, trabalho, fartura, gado, a imensidão do Cerrado com a fauna e flora.

Nos anos 1950 ocorreram os primeiros rodeios, os bravos peões de Ribas participaram e se aventuraram nos lombos dos selvagens cavalos e touros, e a plateia vibrava. Passaram-se os anos, o município foi crescendo e se modernizando, construíram uma hidrelétrica no rio Pardo, uma Siderúrgica, a pecuária se expandiu e o gado virou rei e ouro. Mas infelizmente maior parte do Cerrado foi desmatado no Mato Grosso do Sul e Centro Oeste, a onça que era a rainha da mata agora só tem no Pantanal. Mas sobraram alguns pedacinhos dessa antiga floresta, e também as deliciosas guaviras. Mas antes do século XX chegar ao fim, um novo ramo surgiu em Ribas, o plantio de eucalipto. E vários produtores então começaram a cultivar essa bela madeira. Nos anos 2000, foram criadas florestas permanentes para recuperar pelo menos o que foi desmatado no Cerrado. Agora gado e eucalipto são criados juntos, e até uma fábrica de celulose foi construída, aumentando a economia e preservando o meio ambiente.

Essa é a Ribas do Rio Pardo, a terra do gado e do eucalipto.

 

A realidade.

O município de Ribas do Rio Pardo foi emancipado em 1943, se desmembrando de Campo Grande e Três Lagoas. A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi inaugurada em 1914. A BR-262 foi construída entre os anos 1950 e 1960. Contém uma extensa pecuária extensiva e plantios de eucalipto. Lá existe a Usina Hidrelétrica do Mimoso no rio Pardo sentido sul. Uma fábrica de celulose que começou a ser construída em 2022 ainda está em construção, e muitas pessoas se mudaram para lá por causa disso.

Em homenagem aos meus avôs Maurício Machado da Silva e Alice Sanches, e meu pai Márcio Machado da Silva, que nasceram em Ribas do Rio Pardo, MS.


Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.

 


 


terça-feira, 16 de maio de 2023

Divina e Perfeita Lei de Deus. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.


Desde o Éden, o Senhor Deus depois de criar o homem e a mulher os presenteou com um belo jardim e animais, e disse a eles para não comerem do fruto de uma árvore no meio do jardim. Digamos que tinha mil árvores frutíferas, e Deus proibiu apenas uma. Mas, um ser caído que tinha sido expulso do céu por causa de sua rebeldia, convenceu e confundiu a mente de Eva para comer o fruto do bem e do mal, e o homem também comeu, se tornando pecadores e mortais. Deus então foi até eles no jardim, os repreendeu e os expulsou do jardim. E essa foi a primeira transgressão ao mandamento de Deus. Mas Ele os abençoou e trouxe a graça, mas viveram uma vida difícil e dolorosa. Ler Gênesis 3. Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Um certo dia, eles dois ofereceram sacrifícios ao Senhor Deus, Abel sacrificou um cordeiro e Caim ofereceu os frutos da terra. Deus se agradou da oferta de Abel, mas não o de Caim. Ele ficou inconformado e com inveja de seu irmão. Caim então chamou Abel para o campo, e então Caim o matou, sendo esse o primeiro homicídio e também uma transgressão ao mandamento de Deus (Gênesis 4:1-16). E com o passar nos anos, a corrupção e a maldade das pessoas aumentaram na terra, e Deus se arrependeu e queria destruir toda a criação. Mas através de um homem justo chamado Noé, Deus então deu uma chance, e disse a ele para construir uma arca, que depois de concluída, um par de cada animal segundo sua espécie entraram na arca, e também Noé e sua família (total de oito pessoas). Então Deus mandou o dilúvio e os que rejeitaram a Deus pereceram nas águas, e a terra ficou inundada por quarenta dias. Ao terminar esses dias, as águas foram diminuindo até a arca encalhar no solo, e foi o fim do dilúvio. Noé, sua família e os animais saíram da arca, e com o passar dos anos foram se multiplicando. Mas, novamente a corrupção e a maldade retornaram, enquanto uns eram fieis a Deus, outros se rebelaram contra Ele. Muitos anos se passaram, Deus enviou Moisés para libertar seu povo da escravidão no Egito para leva-los para a Canaã, a terra prometida. Mas antes de chegarem lá, Deus deu-lhes os dez mandamentos (Êxodo 20:3-17) porque eles também haviam cometido transgressões a Deus, e esses mandamentos, no caso a lei, são o caráter de Deus. Mesmo tendo consciência disso, muitos transgrediram a lei, o que aconteceu até os dias de hoje, e vieram as consequências da desobediência.

Muitas denominações cristãs dizem que a lei, os dez mandamentos foram abolidos, e o sábado também. E outras dizem que o antigo testamento também foi. Mas o que diz a Bíblia sobre isso? Deus muda? Podemos fazer o que quiser sem sermos julgados? Não precisamos então sermos obedientes? Vamos analisar os versículos que dizem sobre a lei e o sábado.

Gênesis 2:2-3. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Mateus 22:35-40. E um deles, intérprete da Lei, experimento-o, lhe perguntou: Qual o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, de toda tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas.

Levítico 19:18. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo: mas amarás o próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 6:5. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

Mateus 5:17. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, vim para cumprir.

Romanos 3:20 e 24. visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

1ª João 3:4. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Romanos 7: 7 e 8. Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

Romanos 7:12. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

Salmos 19:7. A lei do Senhor é prefeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.

Hebreus 7:19. (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.

Efésios 2:15. aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos em forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

Daniel 9:27. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana, fará sessar o sacrifício e a oferta de manjares; virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.

Daniel 7:25. Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

Êxodo 31:16. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.

Levítico 16:31. É sábado de descanso solene para vós outros, e afligireis a vossa alma; é estatuto perpétuo.

Mateus 28:1. No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos 2:27 e 28. E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Lucas 23:56. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.

Atos 17:2. Paulo, segundo o seu costume, foi procura-los, e por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.

Tiago 2:10. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto se, se torna culpado de todos.

Romanos 13:8. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

De acordo com essas passagens bíblicas, se a lei e o sábado foram abolidos, então porque Jesus disse que veio para cumprir e não abolir? Se Jesus aboliu a lei, quem mudou os tempos e a lei (Daniel 7:25)? Se a lei é um julgo pesado, por então temos que carregar a cruz (Lucas 9:23)? Se o domingo é o dia de guarda, então porque não está escrito nas escrituras? Será que a maioria dos cristãos já pensaram em estudar sobre esse assunto na Bíblia? O que eles diriam? “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mateus 22:29).

 Assim como as leis civis e de trânsito por exemplo servem para proteger a sociedade, assim também a lei de Deus nos protege e aponta para o pecado. Se a lei foi abolida então o pecado deveria ter sido abolido também, e isso no caso quer dizer que podemos fazer o mal contra o próximo sem que haja consequências e não vamos prestar contas com Deus. Você concorda com isso? Onde entra o caráter de Deus nisso? O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Os que fizeram o bem vão ressuscitar para a vida eterna, e os que fizeram o mal irão ressuscitar para o juízo (João 5:29). E no juízo não haverá misericórdia (Tiago 2:13).

Muito em breve, os Estados Unidos irão assinar o decreto dominical e irá obrigar todos os povos da terra a guardarem o domingo como dia de descanso, e os que se recusar não irão comprar e nem vender. Quanto os verdadeiros adoradores do Senhor Deus serão perseguidos, e os povos da terra serão obrigados a adorar a besta e sua imagem irá pelejar contra o povo de Deus (Apocalipse 13).

Apocalipse 12:17. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

Apocalipse 14:12. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

A porta da graça ainda está aberta, mas em breve será fechada e os que ficaram do lado de Deus serão salvos (Apocalipse 2:10), mas os que o rejeitaram irão para a morte eterna (Apocalipse 20:15).

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32. 


 

sábado, 6 de maio de 2023

Ferrovias atuais, planejadas e propostas minhas para o Brasil. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 

Resumo da história.

A primeira ferrovia brasileira foi construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, e alguns anos depois outras linhas começaram a ser construídas para transportes, como o café. E mesmo assim, no final do século XIX, o Brasil tinha uma malha pequena com poucos quilômetros com várias bitolas, sendo a maioria na região sudeste. E por volta dos anos 1890 que o governo decretou que as companhias deveriam adotar a bitola de 1,000 mm ou a de 1,600 mm. Até o final dos anos 1920, o país já tinha uma malha extensa, mas deixou de construir outras linhas que seriam fundamentais para integrar o país. Para ter uma noção por exemplo, não tinha uma ligação direta da cidade do Rio de Janeiro á Fortaleza e Porto Alegre. Vários projetos de ferrovias ficaram no papel. Os governos federal e paulista nem ser quer adotaram a bitola mista que poderia se fundamental em algumas linhas. Em 1957, as ferrovias da união foram unificadas e formaram a Rede Ferroviária Federal S.A, e a partir daí as ferrovias receberam menos investimentos e várias linhas foram erradicadas, porque o governo deu prioridade ás rodovias. Nos anos 1980, o governo decretou que toda a malha deveria ser padronizada, no caso com a bitola de 1,600 mm, mas os anos se passaram, e a padronização não ocorreu. Em 1997, o governo privatizou as ferrovias, extinguiu a Rede Ferroviária S.A, e também tirou os trens passageiros, o mesmo aconteceu no estado de São Paulo em 1998. Nos anos 2000, as ferrovias voltaram a crescer no país, mas em marcha lenta, sendo algumas até hoje não foram concluídas, como a Norte Sul e Fiol. A maioria das ferrovias de bitola métrica (1,000 mm) não receberam nenhuma padronização para a bitola de 1,600 mm, e atualmente algumas estão desativadas e em péssimas condições de conservação. Resumindo, estamos pagando o caríssimo preço por causa da corrupção e burocracia. 

Mapa das ferrovias do Brasil em 1954.

A China por exemplo, que era mais pobre que o Brasil, atualmente é a segunda maior economia do mundo e possui mais 100 mil quilômetros de ferrovias em todo o seu território contra 30 mil do nosso país. A China construiu em poucos anos uma ferrovia nas regiões montanhosas do Tibete onde a altitude passa de 2 mil metros, enquanto o Brasil ainda está construindo a Ferrovia Norte Sul desde os anos 1980. Trágico. E somente o nosso país é que está, digamos, investindo em ferrovias na América do Sul, já que a ligação de Paranaguá no Paraná á Antofagasta no Chile por exemplo, não saiu do papel. Enquanto isso na África e Ásia as ferrovias estão expandindo. Meus parabéns a eles.

Esse é o mesmo mapa em 1954, mas com ligações que poderiam ser construídas anos antes, e com bitola mista em algumas linhas que fariam a malha ser conectada do sul ao nordeste e parte do centro oeste.

Alguns dizem que a bitola métrica de 1,000 mm é ultrapassada, e outros dizem que ela ainda é fundamental e eficiente. No Japão, a maioria das ferrovias são estreitas com a bitola de 1,067 mm, enquanto as linhas de trens balas possuem a bitola de 1,435mm. Estamos falando da terceira maior economia do mundo... então porque ainda possui bitola estreita? Se deu certo no Japão, acredito eu que poderia dar certo também no Brasil. No caso teria que adotar a bitola mista em algumas linhas para facilitar a integração.

Esse é o mapa das ferrovias do Brasil. As linhas rosas possuem a bitola de 1,000 mm, a azul 1,435 mm, verdes claros 1,600 mm, as cinzas bitola mista, as douradas erradicadas, as em ouro velho planejadas e as verdes são propostas minhas. E se de fato o governo investir e padronizar toda a rede, teremos uma extensa malha em todo o país. E quem sabe trens passageiros.


Esse é o mapa de como poderia ser atualmente as ferrovias no Brasil, com as bitolas de 1,000, 1,600 mm e bitola mista em algumas linhas. E a bitola de 1.435 mm no Amapá. 


Mas sinceramente, esse sonho não vai acontecer. Todas as oportunidades foram jogadas no lixo. São mais de 170 anos de ferrovias nessa nação e não temos nem a metade que a Rússia possui, sem falar do potencial de hidrovias que infelizmente também não receberam investimentos. E quanto as rodovias, até hoje há várias delas que não foram concluídas, trechos sem asfalto, sem pontes, algumas nem saíram do papel e outras em péssimas condições de tráfego. Se agora o lema do novo governo é União e Reconstrução, vamos então mais uma vez aguardar o que sonhamos há décadas.

Mas, sinceramente... em 2 mil e nunca.

 

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.