sábado, 3 de maio de 2025

História real e imaginária da Companhia Ferroviária do Nordeste (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 


As imagens de locomotivas foram coletadas do Google para representar a história. Espero que goste.


Nome: Companhia Ferroviária do Nordeste.

Tempo de Operação: 1851-1951 e 1951-2008.

Bitola: 1,600 mm.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sede: Recife, Pernambuco.

Local: Brasil.

Áreas: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia, São Francisco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Carajás.

Mapa da Companhia Ferroviária do Nordeste.

No início dos anos 1840, os governos das províncias das províncias do Pernambuco e Alagoas discutiram e planejavam uma ferrovia para ligar Recife (PE) e Maceió (AL). Nessa época, os ingleses que foram ao Brasil, se interessaram em construir ferrovias no nordeste do país. Um dos projetos criados por eles foi o traçado de Recife ao rio Tocantins no Maranhão.

Em 1851 foi criada a Great Western of Brazil Railway com a sede em Recife. A primeira linha a ser construída foi de Recife a Satuba (AL) no sentido norte sul, próxima ao litoral, tendo sua conclusão em 1856. Os planos de construir a ferrovia ao Maranhão estavam em estudos e próximo de ser concluído. Em 1859 iniciou-se a construção da linha de Recife (PE) a Imperatriz (MA) no sentido leste oeste, passando pelo Piauí, tendo sua conclusão em 1869.

Em 1872, foram abertas as obras da linha de Rio Largo (AL) a Arcoverde (PE), passando por Garanhuns (PE), sendo concluída em 1875.



Em 1881, foi iniciada a construção da linha de Recife (PE) a Itabaiana (PB) no Pernambuco sendo concluída em 1883. Na mesma época foi construída a linha de Ipojuca a Quipapá (PE), de 1882 a 1884.

Em 1891, iniciaram-se as obras da linha de Rio Largo, (AL) a Senhor do Bonfim, (BA), passando por Palmeira dos Índios (AL) e Canudos (BA), sendo concluída em 1898.

Em 1902, a G.W.B.R deu início a construção da linha de Afogados da Ingazeira (PE) a Sousa, (PB), sendo finalizada em 1905. Em 1908, foram abertas as obras da linha de Floriano a Sebastião Leal no Piauí, sendo concluída em 1910.

Em 1923, foram iniciadas as construções das linhas de Garanhuns (PE) a Porto Real do Colégio (AL), passando por Arapiraca (AL), sendo concluída em 1926, e de Quipapá a Caruaru no Pernambuco, sendo finalizada em 1925

Em 1942 foram abertas as obras da variante de Arcoverde a Serra Talhada no Pernambuco, passando em Custódia, sendo concluída em 1944. Em 1951, os ingleses encerraram suas atividades na Great Western of Brazil Railway, e passou a ser chamar Companhia Ferroviária do Nordeste, sendo administrada pelos brasileiros.




Em 1981 iniciaram-se as obras da linha de Estreito no Maranhão a Parauapebas no Carajás para o transporte do minério de ferro, tendo sua conclusão em 1983.

Em 2008, a Companhia Ferroviária do Nordeste e a Companhia Ceará de Ferrovias se unificaram e formaram a Transnordestina Logística com a sede em Fortaleza, Ceará.

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.














Um comentário:

  1. fico encantado com os trem acho legal os classicos .a.qui ainda tem esses

    ResponderExcluir