sábado, 26 de abril de 2025

A Grandirsvânia na Segunda Guerra Mundial. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Anteriormente, em 1935, Grandirsvânia cerrou suas relações com a Itália após a invasão na Etiópia, país membro de K.G.Y.N. (Corporação Grandirsvânica Econômica de Nações). Em 1936, a Grandirsvânia também encerrou suas relações a Alemanha quando Adolph Hitler iniciou a perseguição contra os judeus e a anexação da Áustria. Em 23 de Agosto de 1939, pouco antes da Segunda Guerra, a Alemanha e União Soviética assinaram o Pacto Molotov- Ribbentrop, também conhecido como Pacto Nazi- Soviético. O pacto estabelecia esferas de influência entre as duas potências, confirmadas pelo protocolo suplementar do Tratado da Fronteira Germano–Soviético. As cláusulas do pacto entre os nazistas e os soviéticos incluíam uma garantia escrita de não beligerância de parte a parte, nenhum dos governos se aliaria a, ou ajudaria, um inimigo da outra parte. Para além do estabelecido sobre não agressão, o tratado incluía um protocolo secreto que dividia os territórios da PolôniaLituâniaLetôniaEstôniaFinlândia e Romênia, em esferas de influência alemãs e soviéticas, antecipando uma "reorganização territorial e política" destes países. No palácio Plattom, o presidente da Grandirsvânia Ukyla Pudwara dar sua opinião sobre o pacto: “Os soviéticos não sabem com quem estão se unindo. Estão cometendo um erro. O mundo deve ficar em alerta. Eu acredito que algo de terrível está para acontecer”.

Uma semana mais tarde, em 1 de setembro de 1939, o exército alemão invadiu a Polônia. É o início da Segunda Guerra Mundial. Em poucas semanas, os nazistas esmagaram o exército polonês. Mais tarde em maio de 1940, a Alemanha invadiu a França e ocupa o país em menos de dois meses. A lei de Adolf Hitler é executada na Europa Central, perseguindo e matando pessoas. Enquanto isso, Stalin não cruza os braços. Aproveitando o tratado com Hitler, se apropriou de novos territórios, anexando os países bálticos e parte da Polônia, Romênia e Tchecoslováquia.

Mapa da segunda guerra mundial na Europa.


Em abril de 1940, a Alemanha invade Noruega. O rei e o governo legítimo do país são exilados no Reino Unido. Em10 de julho de 1940, a Alemanha invade a Inglaterra como objetivo obter superioridade aérea sobre o Reino Unido como prelúdio para uma invasão terrestre, que nunca ocorreu. Enquanto isso na Grandirsvânia, o parlamento grandirsvânico discute se o país deve ou não entrar na guerra, e se está preparado. Ao discutirem sobre as consequências que a Primeira Guerra Mundial causou na Europa. O parlamento decide que a Grandirsvânia irá enviar comida e remédio para os países aliados, e também para as pessoas afetadas pela guerra.

Em julho de 1940, a Grandirsvânia enviou parte de suas tropas na Irlanda e nos territórios dinamarqueses da Groenlândia e Ilhas Faroé. No mesmo mês envia comida e remédios para as tropas britânicas e os povos da Noruega e Dinamarca. Muitos dinamarqueses, noruegueses e pessoas de outros países invadidos pela Alemanha se refugiaram na Grandirsvânia.

Com a expulsão das tropas italianos na Etiópia em 1941 pelos britânicos, a Grandirsvânia enviou comida e remédio para o país, que voltou a fazer parte da K.G.Y.N. Na Ásia, o Japão dominou grande parte do leste e sul asiático, e também e Oceania. Em 1942, as tropas japonesas invadiram a Índia Oriental Holandesa (atual Indonésia) e Birmânia, o que alertou ainda mais o povo de Hatcamkyma, território grandirsvânico no sul da Ásia. Vários birmaneses indianos orientais se refugiaram e Hatacamkyma, e nessa época, a Grandirsvânia estava construindo os canais de Kerman no Irã e o canal do Afeganistão. No mesmo ano, o parlamento grandirsvânico aprova o aumento de envio de alimentos e remédios aos países e territórios afetados pelos conflitos, e isso não foi problema para o governo, já a Grandirsvânia possuía uma grande produção de combustíveis e equipamentos de transportes aéreos e marítimos.

Mapa da segunda guerra mundial na África, Ásia e Oceania.

Em novembro de 1942, as tropas estadunidenses, canadenses, britânicas e francesas derrotam os alemães na Argélia, e no mesmo ano a Grandirsvânia leva comida e remédio aos argelinos. Em 1943, as tropas alemãs e italianas perdem parte do domínio no sul da Itália, e possibilitando a Grandirsvânia em levar suprimentos necessários aos italianos. Em 6 de junho de 1944 (conhecido como Dia D), depois de três anos de pressão soviética, os Aliados ocidentais invadiram o norte da França. Após reatribuir várias divisões Aliadas da Itália, eles também atacaram o sul da França. Os desembarques foram bem-sucedidos e levaram à derrota das unidades do exército alemão na França. Paris foi libertada pela resistência local, com o apoio das Forças da França Livre em 25 de agosto e os Aliados ocidentais continuaram a forçar o recuo das forças alemãs na Europa Ocidental durante a última parte do ano. Com isso, a Grandirsvânia pôde também enviar alimentos e remédios aos franceses, e depois aos belgas, luxemburgueses e holandeses. Não se tinha a noção se a guerra estava próxima ou distante de terminar, mas aos poucos a liberdade voltava em parte dominadas pelas tropas alemãs.

Em setembro de 1944 ocorreram as eleições para presidente na Grandirsvânia, e Ukyla foi reeleito com 52% dos votos. No mesmo ano, terminou o conflito entre União Soviética e Finlândia, sendo que esse país era aliado da Alemanha. Os soldados grandirsvânicos entraram pela Noruega e construíram estradas pela floresta da Escandinávia para seguirem para a Finlândia e Suécia para enviar alimentos e remédios aos povos desses países. Também levaram os suprimentos de avião, já que parte da Noruega estava livre das tropas alemãs. Naquele ano, o presidente grandirsvânico Ukyla Pudwara visitou esses países, e disse que ajudaria a reconstruir suas nações. 

Pôster grandirsvânico: “Vamos já”. Nossos amigos precisam de comida e remédio”

Em 4 de fevereiro, os líderes norte-americanos, britânicos e soviéticos se encontraram na Conferência de Yalta. Eles concordaram com a ocupação da Alemanha no pós-guerra e sobre quando a União Soviética iria se juntar à guerra contra o Japão. Em fevereiro, os soviéticos invadiram a Silésia e a Pomerânia, enquanto aliados ocidentais entraram na Alemanha Ocidental e aproximaram-se do rio Reno. Em março, os Aliados ocidentais atravessaram o norte do Reno e o sul do Ruhr, cercando o Grupo de Exércitos B alemão, enquanto os soviéticos avançaram para Viena. No início de abril, os Aliados ocidentais finalmente avançaram na Itália e atravessaram a Alemanha Ocidental, enquanto as forças soviéticas invadiram Berlim no final de abril; as duas forças encontraram-se no rio Elba em 25 de abril. Em 30 de abril de 1945, o Reichstag foi capturado, simbolizando a derrota militar do Terceiro Reich.

Em 2 de maio de 1945, os soviéticos tomam Berlim capital da Alemanha com seus aterrorizantes lança- mísseis Katyusha, transformando a cidade em total ruína. Assim, a Grandirsvânia enviou alimentos e remédios ao povo da Alemanha e também da Noruega, e mais e mais á outros países da Europa que foram arrasados pela guerra. O presidente Ukyla visitou a Alemanha e depois a Noruega. Ao voltar para a Grandirsvânia, multidões de pessoas o aguardaram no aeroporto internacional de Puxxklak. Mas a guerra ainda não havia terminado, pois o Japão estava resistindo aos ataques das tropas estadunidenses, francesas e britânicas na Ásia e Oceania. Nos dias 6 de agosto, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba atômica na cidade japonesa Hiroshima. Mesmo assim, o Japão não se rendeu, e no dia 9 de agosto, os Estados Unidos lançaram segunda bomba atômica, dessa vez na cidade de Nagasaki. O Japão então se rendeu. Ukyla chamou a atitude dos Estados Unidos de diabólica por lançar armas como essas no Japão, já que haviam outras maneiras de render o país. Com o fim da guerra, a Grandirsvânia enviou alimentos e remédios para a Tailândia e os territórios britânicos e franceses afetados pela guerra.

No dia 10 de agosto daquele ano, Ukyla Pudwara desembarcou de avião em Pusamga a capital de Hatcamkyma, milhões de pessoas o receberam. Ao chegar, suas primeiras foram: “Meu grande povo da Grandirsvânia, hoje comemoramos alegremente o final desse grande conflito”. E as pessoas disseram: Muito obrigado Ukyla”, “Viva Ukyla”, “Parabéns presidente Ukyla”, “O mundo te agradece Ukyla”, “Deus abençoe grandemente Ukyla”. E assim o mundo celebrou a paz. Em janeiro de 1946, Ukyla Pudwara propôs ao parlamento um plano de reconstruir a Europa Ocidental, o que levaria algum tempo para ser aprovado. Naquele ano, Ukyla propôs plano ao governo dos Estados Unidos, que foi aprovado pelo país e pelo parlamento grandirsvânico em 1948. Sendo assim, a Europa Ocidental foi reconstruída, pois os Estados Unidos não queriam o avanço do comunismo no continente. Em 1947 iniciou-se a Guerra Fria entre Estados Unidos e seus aliados contra a União Soviética e seus aliados, e infelizmente surgiram outras guerras e os altos investimentos em armas e mísseis nucleares. Mas a Grandirsvânia ficou distante desse novo conflito, e continuou a investir e atrair mais países á K.G.Y.N.

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.

 


 


 


 



 






Nenhum comentário:

Postar um comentário