sexta-feira, 25 de abril de 2025

História dos meios de transportes da Grandirsvânia (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Algumas imagens foram coletadas do Google para representar o conteúdo. Espero que goste.

Durante muitos séculos, o transporte era por tração animal e barcos á vela, as pessoas levavam dias, semanas e até meses para chegar em seus destinos. Alguns andavam até á pé em longos trajetos, e isso não era diferente na Grandirsvânia. Com o surgimento das máquinas á vapor no final do século XVIII, a vida da humanidade começou a mudar.

A partir da década de 1820, a Grandirsvânia iniciou seus projetos de ferrovias por todo o país, a primeira companhia a ser criada foi a Trans Grandirsvânia Ferrovias (em grandirsvânico: Trams Gramdyrsvannyk Roudysyks).

Mapa das ferrovias da Grandirsvânia.

Trans Grandirsvânia Ferrovias (Trams Gramdyrsvannyk Roudysyks).

Em 1828 iniciou-se a construção da linha de Slubv á Xayssply na província de Yoxxoxle, sendo concluída em 1830. Em 1832 foram abertas as obras da linha de Xayssply á Puxxklak capital da Grandirsvânia e Granysk na província de Brumzma no sentido leste oeste, tendo sua conclusão em 1837. Em 1838 foi iniciada a construção da linha de Puxxklak á Mamllymx na província de Wotlussa, passando em Humtla na província de Txlazbyr no sentido norte sul, sendo finalizada em 1843. Em 1844 teve início a construção da linha de Puxxklak á Hauram na Província de Drakomzomk no sentido norte sul, passando na capital Slasme, tendo a conclusão em 1849.

 

No mesmo ano deram início a construção da linha de Vulyd á Omxhy na província de Lyxxsla, sendo finalizada naquele ano. Em 1850 foram abertas as obras da linha de Puxxklak á Heakojlyk na província de Cyxxtrud no sentido norte sul, passando em Slawy na província de Zemdrwa, e concluída em 1854. Na época deram início também a construção da linha de Slasme em Drakomzomk á Labrusy no norte da província de Raxxla no sentido norte sul, passando na capital Umyek, construída de 1851 a 1853.  

Em 1855 foi iniciada a construção da linha de Puxxklak á Broxxssy na província de Vlazpekyva no sentido norte sul, passando em Omxtagyr na província de Nauplatamx, tendo sua conclusão em 1859. Em 1860 é iniciada a construção da linha de Slasme na província de Drakomzomk á Heakojlyk na província de Cyxxtrud no sentido norte sul, passando em Vulyd em Lyxxsla e Slawy na província de Zemdrwa, e concluída em 1866. Na época foi construída também a linha de Tluk em Drakomzomk á Toytomk em Pomoxxgrak, de 1861 a 1864. Foi construído também o ferro-anel de Puxxklak em Gavylamva em 1861.

 

Em 1867 foi iniciada a construção da linha de Broxxssy em Vlazpekyva á Flomkypa no norte da província de Xywambroyk no sentido norte sul, tendo sua conclusão em 1871. Em 1873 foram abertas as obras da linha de Owrayka na província de Zemdrwa á Mloxxpo na província de Cyxxtrud, e concluída em 1876. No mesmo ano deram início á construção da linha de Humtla na província de Tlxazbyr á Omxhy na província de Lyxxsla em dois sentidos, passando em Juxxnne na província de Gavylamva, e concluída em 1879.

 

Em 1880 foi iniciada a construção da linha de Granysk na província de Brumzma á Omxtagyr na província de Nauplatamx no sentido norte sul, tendo sua conclusão em 1882. Na época foi construído o ramal de Hoysle na província de Vlazpekyva. No mesmo ano foram abertas as obras da linha de Slasme em Drakomzomk á Omxtagyr em Nauplatamx no sentido leste oeste, passando em Humtla em Txlazbyr, sendo finalizada em 1887. Na época foi construída também a linha de Umyek á Lohoxxp em Raxxkla, de 1883 a 1884.

Em 1889 foi iniciada a construção da linha de Broxxsyy em Vlazpekyva á Lohoxxp em Raxxkla, passando em Mamllymx em Wotlussa no sentido leste oeste, tendo sua conclusão em 1894. Na época foi construído o ferro-anel de Granysk em 1882. Em 1891 foram abertas obras da linha de Hauram em Drazomzomk á Umyek em Raxxkla, sendo finalizada em 1893. Na época foi construída também a linha de Mulype a Kosplop em Raxxkla, sendo concluído em 1891. Em 1895 foi iniciada a construção da linha de Vulyd em Lyxxsla á Drauglam em Drakomzomk no sentido norte sul, tendo sua conclusão em 1896. No mesmo é iniciada a construção da linha de Ywan em Lyxxsla á Ykamyp em Brumzma no sentido leste oeste, passando em Joymyl em Gavylamva, sendo concluída em 1899. No mesmo ano foram iniciadas as construções das linhas de Puxxklak e Zyxxp em Gavylamva á Wykutra em Brumzma, concluída em 1900, e de Edryd á Yjylamva em Gavylamva, sendo concluída no mesmo ano. Na construído também a linha de Umyek á Uxxnylamk em Raxxkla em 1900.

 Em 1901 é iniciada a construção da linha de Gluva á Votymx em Brumzma, sendo finalizada em 1902. Na época foi iniciada também a construção da linha de Granysk em Brumzma á Yxxsy e Gruyd em Raxxkla em dois sentidos, passando em Humtla em Txlazbyr, tendo sua conclusão em 1904. No mesmo ano foram abertas as obras da linha de Emxtlomp em Brumzma á Naypyl. Em Wotlussa no sentido norte sul, passando em Myrylammra em Nauplatamx, sendo concluída em 1907. Em 1908 foi iniciada a construção da linha de Molypy á Ymzy em Raxxkla, tendo sua conclusão no mesmo ano. No mesmo ano foram abertas as obras da linha de Elymy á Juyklora em Xywambroyk, sendo finalizada em 1909. Em 1910 foram construídas as linhas de Yessglauta á Waxxmly em Zemdrwa, Blubouk em Brumzma e Slywy em Nauplatamx e de Sybb á Puskle em Txlazbyr. Em 1911 foram construídas as linhas de Drauglam á Vlytoxxk em Drakomzomk e Yhuruf em Xywambroyk. No mesmo ano foi construída também a linha de Ayssnytrud á Nayplyp em Cyxxtrud, sendo essa a última ferrovia construída pela Trans Grandirsvânica. 

Sul Ferrovias (Slod Roudysyks).

Em 1828 foi fundada a Sul Ferrovias (em grandirsvânico: Slod Roudysyks), e no mesmo ano foram abertas as obras da linha de Heakojlyk em Cyxxtrud á Konnolyk e Puxxklak, sendo finalizada em 1835. Em 1836 foi iniciada a construção da linha de Konnolyk á Daxxtla em Hyssbyguneak, sendo concluída em 1840. No mesmo ano deram início á construção da linha de Heakojlyk em Cyxxtrud á Bruysdly em Yoxxoxle, tendo sua conclusão em 1844. Em 1845 foram abertas as obras da linha de Heakojlyk á Joxxpo em Gunenoslak, e concluída no mesmo ano. Naquele ano foram abertas as obras da linha de Heakojlyk á Nohamda em Kauxxmonyp no sentido leste oeste, sendo finalizada em 1846. No mesmo ano foi iniciada a construção da linha de Samslek em Gukenoslak á Txusly em Yoxxoxle, tendo sua conclusão em 1847.

Em 1848 é iniciada a construção da linha de Nohamda á Konnolyk, sendo concluída em 1849. No mesmo ano deram início á construção da linha de Joxxpo á Bynammra em Gukenoslak, sendo finalizada também em 1849. Em 1850 foi iniciada a construção da linha de Nohamda á Granysk em Brumzma, passando em Daxxtla em Hyssbyguneak, tendo sua conclusão em 1852. Naquele ano deram início a construção da linha de Joxxpo á Slawy e Syuvlam em Zemdrwa, passando em Gromp em Gukenoslak, sendo finalizada em 1852. No mesmo ano foram abertas as obras da linha de Bruysdly em Yoxxoxle á Konnolyk em Hyssbyguneak, passando em Slawy, sendo finalizada em 1854. Naquele ano foi iniciada a construção da linha de Oxxbro em Gukenoslak á Slubuv em Yoxxoxle, passando em Jymyp em Gukenoslak, tendo sua conclusão em 1856. 

Também naquele ano deram início á construção da linha de Puor á Gromp em Gukenoslak, Slawy, Flannok e Samgl em Zemdrwa, sendo concluídas em 1857. Nesse ano foram abertas as obras da linha de Punnyryp em Cyxxtrud á Joymyl em Gavylamva, passando em Nuxxtra em Hyssbyguneak, sendo finalizada no mesmo ano. Também naquele ano foi iniciada a construção da linha de Nuxxtra em Hyssbyguneak á Bakymp em Kauxxmonyp, sendo concluída naquele ano de 1857.

Em 1858 foram abertas as obras da linha de Oxxbro em Gukenoslak á Slubuv em Yoxxoxle, passando em Xuxxllo e Nyvomd em Gukenoslak, tendo sua conclusão em 1859. No mesmo ano foi construída a linha de Klosdd em Kauxxmonyp á Kloumy em Cyxxtrud. Na época foi construída também a linha de Hauplar em Gukenoslak á Saymk em Yoxxoxle. Em 1860 foi iniciada a construção da linha de Asswyp em Kauxxmonyp á Slawy em Zemdrwa, passando em Punnyryp, sendo concluída em 1861. Nesse ano foram abertas as obras da linha de Eyxxhaur em Kauxxmonyp á Unnluk em Yoxxoxle, passando no norte na província de Cyxxtrud, sendo finalizada em 1863. Nessa época foi construída também a linha de Kypryuj á Nyvomd em Gukenoslak. 

Em 1863 deram início á construção da linha de Guvrazymk em Cyxxtrud á Syuvlam em Zemdrwa, passando em Eplowy no norte de Cyxxtrud, sendo concluída em 1864. No mesmo ano foi iniciada a construção da linha de Xuxxllo em Gukenoslak á Uxxdlapp em Yoxxoxle, tendo sua conclusão em 1865. No mesmo ano deram início a construção da linha de Konnolyk e Nuogaml á Bryhyssr em Hyssbyguneak, sendo finalizada em 1866. Em 1867 é iniciada a construção da linha de Mruzomk em Cyxxtrud á Gudly em Gukenoslak, sendo concluída no mesmo ano. Foi construída também a linha de Broydla em Cyxxtrud á Woxxwwop em Gukenoslak. Em 1868 deram início á construção da linha de Bakymp á Brauma em Kauxxmonyp, tendo sua conclusão no mesmo ano. No mesmo ano foi construída a linha de Halomk em Zemdrwa a Hyetlok em Yoxxoxle, e tendo a conclusão da ponte no rio Syuvlam em 1869.




Em 1870 foram iniciadas as obras da linha de Ruogle em Hyssbyguneak á Vulyd em Lyxxsla, passando em Owrayka no norte de Zemdrwa, sendo finalizada em 1872. No mesmo ano derma início a construção da linha de Konnolyk em Hyssbyguneak á Granysk em Brumzma, passando em Juxxr na mesma província, sendo concluída em 1874. Em 1875 foram abertas as obras da linha de Konnolyk á Gluva em Brumzma, tendo sua conclusão em 1877. Em 1878 foram construídos os ramais de Amdrosspup e Trunnyg em Kauxxmonyp. No mesmo ano foram construídas as linhas de Klynny á Roxxdlo e de Yllamx á Uhaml em Yoxxoxle.




Leste Ferrovias (Lysst Roudysyks).

Em 1828 foi fundada a Leste Ferrovias (em grandirsvânico: Lysst Roudysyks), e naquele ano foi iniciada a construção da linha de Xayssply á Tyssllammra na província de Tyvlonnak, tendo sua conclusão em 1831. Em 1832 foram abertas as obras da linha de Tyssllamra á Junoyp e Esblyk em Pomoxxgrak, passando em Wyslaxxp na mesma província sendo concluída em 1834. No mesmo ano deram início a construção da linha de Tyssllamra á Dymvam em Tyvlonnak, passando em Emsgla, sendo finalizada em 1836.


 Em 1837 é iniciada a construção da linha de Wyslaxxp em Pomoxxgrak á Moykle em Zotlam, passando em Yoxxllamda em Amxnamdla e Guhamkla em Uzklaxytla, sendo concluída em 1840. No mesmo ano foram abertas as obras da linha de Slubuv e Vloxxklak em Yoxxoxle á Nyvlok em Tyvlonnak, tendo sua conclusão em 1842. No mesmo ano foi construída a linha de Junoyp a Tuytomk em Pomoxxgrak.


Em 1843 deram início a construção da linha de Xayssply e Wrogam á Xubrotly em Yoxxoxle e Swamxt em Tyvlonnak, tendo a conclusão em 1844. No mesmo ano deram início a construção dos trajetos de Swamxt á Dymvam, e á Lauryxxk em Yoxxoxle, sedo concluídos no mesmo ano. Em 1845 foram abertas as obras da linha de Yoxxllamda em Amxnamdla á Junoyp em Pomoxxgrak, tendo sua conclusão em 1847. Em 1848 é iniciada a construção da linha de Xayxxply á Junoyp, passando em Tryho em Tyvlonnak, sendo finalizada em 1851. No mesmo ano deram início a construção da linha de Esblyk em Pomoxxgrak á Juppymk e Guhamkla em Uxklaxytla, tendo sua conclusão em 1853.


Em 1854 foi construída a linha de Yoxxllamda á Ruxxsy em Amxnamdla. Também em 1854 foi iniciada a construção da linha de Grolomk á Urysla e Nyvlok em Tyvlonnak, passando em Lyupp, sendo concluída em 1856. Em 1857 foram abertas as obras da linha de Dymvam em Tyvlonnak á Tuytomk em Pomoxxgrak, tendo sua conclusão no mesmo ano. Em 1858 deram início á construção das linhas de Jlyud em Pomoxxgrak á Hauram em Drakomzomk e á Esblyk, sendo concluídas 1860. No mesmo ano iniciaram a construção da segunda linha de Grolomk e também Yxxllamp á Urysla em Tyvlonnak, passando em Tryho, tendo sua conclusão em 1861. Em 1862 foi iniciada a construção da linha de Juppymk em Uzklaxytla á Tumma e Moykle em Zotlam, sendo finalizadas em 1864.\

Em 1854 foi construída a linha de Yoxxllamda á Ruxxsy em Amxnamdla. Também em 1854 foi iniciada a construção da linha de Grolomk á Urysla e Nyvlok em Tyvlonnak, passando em Lyupp, sendo concluída em 1856. Em 1857 foram abertas as obras da linha de Dymvam em Tyvlonnak á Tuytomk em Pomoxxgrak, tendo sua conclusão no mesmo ano. Em 1858 deram início á construção das linhas de Jlyud em Pomoxxgrak á Hauram em Drakomzomk e á Esblyk, sendo concluídas 1860. No mesmo ano iniciaram a construção da segunda linha de Grolomk e também Yxxllamp á Urysla em Tyvlonnak, passando em Tryho, tendo sua conclusão em 1861. Em 1862 foi iniciada a construção da linha de Juppymk em Uzklaxytla á Tumma e Moykle em Zotlam, sendo finalizadas em 1864.


Em 1865 deram início a construção da linha de Aossfly em Pomoxxgrak á Wodroxxl em Zotlam, passando em Nusup em Uzklaxytla, tendo sua conclusão em 1866. E também construíram a linha entre Foxxho e Omutty em Zotlam. No mesmo ano foi construída a linha de Kaura em Tyvlonnak á Axxdluk em Pomoxxgrak. Em 1867 foram abertas as obras da linha de Puxxre á Nyvlok em Tyvlonnak, passando em Lyraul, sendo concluída mesmo ano. Em 1869 foram iniciadas as obras das linhas de Axxlla á Tuytomk, e á Nyssle, tendo suas conclusões no mesmo ano. No mesmo ano foi construído o ramal de Yzlyok em Zotlam.


Com o passar dos anos, as ferrovias da Grandirsvânia foram evoluindo, e atualmente possuí uma das malhas mais extensas da Europa. 


Hatcamkyma.

Nywy Azya Roudysyks (Nova Ásia Ferrovias).

Em 1832 foi criada a Nywy Azya Roudysyks (Nova Ásia Ferrovias), e a primeira linha a ser construída foi de Pusamga á Tcugamba, tendo sua conclusão em 1835. Em 1836 foi iniciada a construção da linha de Tcugamba á Souhamxpa no sentido leste oeste, sendo concluída em 1838. No mesmo ano foi construída a linha de Pusamga á Dougo.


Em 1839 foram abertas as obras da linha de Tcugamba á Huva no sentido norte sul, sendo finalizada em 1841. No mesmo ano foi construída a linha de Pusamga á Gurop. Em 1842 iniciaram a construção da linha de Tcugamba á Bazula no sentido norte sul, passando pela floresta e savana, tendo sua conclusão em 1845.


Em 1847 foram abertas as obras da linha de Wamsa á Ympla no sentido leste oeste, passando em Duttu e Souhamxpa, sendo concluída em 1853. No mesmo ano foi construída a linha de Pusamga á Nyrula. Em 1854 é iniciada a construção da linha de Voumud é Wydjayra, tendo sua conclusão em 1855.




Ymdyk Slod Roudysyks (Índico Sul Ferrovias).

Em 1833 foi criada a Ymdyk Slod Roudysyks (Índico Sul Ferrovias), e a primeira linha a ser construída foi de Pusamga á Huva e Exxka no sentido leste oeste, tendo sua conclusão em 1838. Em 1839 foi iniciada a construção da linha de Djau á Souhamxpa, passando em Wydjayra, sendo finalizada em 1841. No mesmo ano deram início á construção da linha de Souhamxpa á Exxka, sendo concluída em 1843.

 


Em 1844 foi construída a linha de Pololo á Gogwe. Em 1845 foi iniciada a construção da linha de Luzuba á Wydjayra no sentido leste oeste, passando em Fyze, tendo sua conclusão em 1848. Em 1849 deram início á construção da linha de Tcugamba á Dremska, passando em Wojoko, sendo finalizada em 1852.


Em 1853 é iniciada a construção da linha de Kwyta á Zugum, e de Guram á Zayfa no sentido leste oeste, passando em Burere, tendo sua conclusão em 1855. No mesmo ano é iniciada a construção da linha de Gurop á Oloda, passando em Joja, sendo concluída também em 1855.

 


Em 1856 deram início á construção da linha de Wydjayra á Aysglor, tendo sua conclusão no mesmo ano. Em 1857 foi iniciada a construção da linha de Fyzzuzu á Bakuka, sendo finalizada em 1858. Em 1859 iniciaram a construção da linha de Duttu á Jomx Jupp, passando em Somga, sendo concluída em 1861. Em 1862 foi construída a linha de Burere á Samxlla. Em 1863 foi construída a linha de Pololo á Noba. E também de Napoma.





Mapa das ferrovias de Hatcamkyma.

Rodovias.

Durante séculos, a Grandirsvânia já possuía várias estradas pelo seu território conforme a expansão da população, exceto na floresta da Granbelária onde o povoamento é pouco. Foram construídas várias pontes em rios menores e balsas em rios maiores, facilitando o acesso ás localidades. Os meios de transportes eram por tração animal, mas como o país é pequeno, as distâncias eram menores. Os antigos dirnepoleses e nordesvânicos eram sábios construtores de carroças e carruagens, e tinham grande criação de cavalos e bois para o transporte. Um dos transportes que foram criados para cargas mais pesadas eras as carrucas (em grandirsvânico kahukas), que significa “grandalhona”, um tipo de carroça comprida, alta e com oito rodas que podiam transportar troncos de árvores.  Os grandirsvânicos eram também bons cavaleiros.


Muitos séculos depois surgiu o asfalto. Na década de 1910, o governo da Grandirsvânia planejou as primeiras rodovias a serem pavimentadas pelo país. Somente então em 1920 foi iniciada a construção e pavimentação da rodovia GR- 01, de Granysk na província de Brumzma á Slubuv na província de Yoxxoxle, passando também na capital Puxxklak, tendo a conclusão no mesmo ano. Em 1921 deram início á construção e pavimentação da GR-02 de Puxxklak á Heaklojyk em Cyxxtrud, passando em Slawy em Zemdrwa, sendo finalizada no mesmo.

Em 1922 foi iniciada a pavimentação da GR-06 de Joxxkop em Gukenoslak á Moykle em Zotlam, passando em Tyssllamra em Tyvlonnak, tendo sua conclusão em 1923. No mesmo ano foram pavimentadas a GR-12 em Tyvlonnak e 44 e de Wyslaxxp á Junoyp em Pomoxxgrak. Em 1924 deram início á pavimentação da GR-03 de Puxxklak em Gavylamva á Labrusy em Raxxkla, passando em Slasme em Drakomzomk, sendo concluída em 1925. No mesmo ano deram início á pavimentação da GR-10 de Daxxtla em Hyssbyguneak á Txeysse em Yoxxoxle, passando em Slawy em Zemdrwa, tendo sua conclusão em 1926.

Mapa das rodovias da Grandirsvânia.

Em 1927 foi iniciada a pavimentação da GR-04 de Puxxklak á Broxxssy em Vlazpekyva, passando em Omxtagyr em Nauplatamx, sendo finalizada no mesmo ano. Nesse mesmo ano foi pavimentada a GR-02 de Puxxklak á Mamllymx em Wotlussa, passando em Humtla em Txlazbyr. E também a GR-15 de Slasme á Hauram em Drakomzomk. Em 1928 foram pavimentadas as rodovias GR-05, 17 e 18.

Em 1929, o governo grandirsvânico iniciou o maior projeto de pavimentação no país com um grande investimento, e também em rodovias provinciais, sendo concluídas em1938. Foram construídas grandes pontes e viadutos para facilitar a integração. Em 1947 o governo iniciou a duplicação das principais rodovias, como as rodovias GR-01 e 02 até 1952. Nos anos 1930, o governo também iniciou a pavimentação das estradas em Hatcamkyma, como a YG-01 de Pusamga á Souhamxpa. Nos anos 1950, essa rodovia e a YG-02 foram duplicadas.  

Mapa das rodovias de Hatcamkyma.

Hidrovias.

Há séculos, as hidrovias foram fundamentais na Grandirsvânia, já que os acessos pelos seus litorais são de fáceis acessos pelo país ser uma ilha. Em alguns rios como o Granbelária e Nessehp já eram utilizados para a navegação, mas até em algumas partes, pois esses rios possuíam corredeiras.


 Em 1852, o governo iniciou a construção de canais e eclusas nos principais rios do país, sendo concluídas em 1855. Em 1941 foram abertas a construção do canal de Gukenoslak, que foi o desvio dos rios Punosslly e Yllyvam até a hidrelétrica de Homx Tlaypp, formando uma nova hidrovia no sudeste da grandirsvânico. Hatcamkyma também já possuía também rotas hidroviárias em seu território, já que também é uma ilha.



Atualmente a Grandirsvânia exporta vários de seus produtos para outros países, como minérios, petróleo, alimentos e outros. E também importas produtos de outros países.

Aeroportos e vias aéreas.

No início de 1910, o governo da Grandirsvânia planejou os primeiros aeroportos e vias aéreas do. A via aérea foi de Puxxklak á Xayssply, sendo os dois aeroportos construídos de 1911. Durante a década de 1910, mais aeroportos como em Konnolyk, Moykle e Broxxssy foram construídos. Na década de 1920, todo o país, até em Hatcamkyma estava conectado por vias aéreas. Em 1928, teve o primeiro voo internacional de Puxxklak até Nova York nos Estados Unidos. No mesmo ano foi criada a Laynayrys Gram (Linhas Aéreas Grandirsvânicas) Com o passar dos anos, as vias aéreas da Grandirsvânia cresceram.



Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.















 




 


 

























 





 





 





 












 


 




 


 



 









domingo, 20 de abril de 2025

Viva os policiais do MS. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Quando as pessoas de outros estados ouvem falar no Mato Grosso do Sul, lembram do Pantanal, do tereré, cantores famosos, da capital Campo Grande, etc. Alguns acabam o confundido com o Mato Grosso. Trágico kkk. Nosso estado possui belezas naturais, lindas cidades, fazendas e uma economia e qualidade de vida que atraiu pessoas de outras partes do Brasil e outros países. Chegando quase aos cinquenta anos de criação, o Mato Grosso do Sul atraiu muitos investimentos e turistas, e com apenas 79 municípios todos eles conectados por rodovias pavimentadas. Apesar de algumas coisas que ainda não terem andamento ou melhorias, há uma coisa nesse estado que na minha opinião impressiona: o bom exemplo dos policiais. Por que? Bem, eles são competentes, honram a farda e cumprem seus deveres com a população. Não estou dizendo que nunca um policial sul mato-grossense fez algo de errado, mas a porcentagem disso é muito baixa. Ao contrário de alguns estados, os policiais daqui não agem com violência, discriminação, abusos, não se envolvem em corrupção e crimes. E é claro, eles protegem ao invés de tirar a vida injustamente. Não seriam esses exemplos de policiais que São Paulo e Rio de Janeiro precisam? Toda semana quando eu vejo as notícias, alguns policiais desses estados cometendo barbáries e crimes com as populações, e até envolvimento em corrupção e facções criminosas. É por esse motivo que algumas pessoas odeiam eles, e até os chamam de nomes pesados. Como seria bom se em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados tivesse mais honra na farda e ter mais bravura de proteger. É claro que existem policiais muito dedicados, mas nem todos valorizam isso. É meu sonho e muitas pessoas que aja mais segurança e menos temor de andar pelas ruas.

Por isso deixo minha homenagem aos policiais do Mato Grosso do Sul pelo seu exemplo de bravura, pacificação, dedicação e de honrarem a farda. Parabéns, vocês são o futuro.

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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


quarta-feira, 16 de abril de 2025

O que sacia a sua sede? Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 


No mundo em que vivemos, as pessoas buscam sentidos na vida, diversões, prazer e felicidades em coisas e pessoas. Estão em busca também de sucesso, dinheiro, materialismo, relacionamentos, poder e muito mais. Alguns se dizem ser felizes e que nada mais precisam na vida, outros estão com desgosto e cansaço da vida, e pensam em até suicídio. Infelizmente muitas pessoas não estão satisfeitas mesmo tendo tudo do bom e do melhor. Muitas das pessoas estão caindo na depressão, sendo abandonadas, deram o melhor de si, mas ingratidão, hipocrisia e a frieza de outras pessoas são as causas de sofrimentos na vida. Mas afinal, onde está a felicidade e o segredo de uma vida feliz e com sentido? O que realmente sacia a sede?

Você gosta de água? Essa pergunta parece fácil, mas nem todos tomam água como deveriam para se cuidar. Mas para mim, a questão não é se eu gosto ou não de água, eu á tomo porque preciso para saciar minha sede, para tomar banho, lavar a louça e outros. Eu necessito dela, e não há outro elemento igual, pois é única. Mas a água que realmente vai saciar sua sede e também sua fome é a palavra de Deus, a Bíblia, pois ela é fonte de vida (Deuteronômio 8:3). E o próprio Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). A mesma coisa é a igreja, eu vou á ela porque é a casa de Deus, pois necessito ouvir Sua palavra, para a correção, repreensão, para crescer espiritualmente e ser o sal da terra. Sem Deus a vida e as coisas que fazemos não fazem sentido, e Ele quer trazer paz e alegria na vida das pessoas. É claro que passamos por provações, mas Jesus está sempre conosco. Isso fez sentido para você? Então coloque Deus em sua vida, no trabalho e seus planos, converse com Ele. Se prepare para a breve volta de Jesus, e iremos para o lar eterno.


segunda-feira, 24 de março de 2025

Mapa real e imaginário da Palestina (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 


Olá pessoal. Esse é o mapa real e imaginário da Palestina. Aqui eu criei algumas rodovias, criei ferrovias, canal de irrigação e aquedutos. Em 1948 foi criado o estado de Israel na Palestina, no mesmo ano rompeu um conflito entre judeus e muçulmanos entre esses país que terminou em 1949, e parte da Palestina foi tomada por Israel. Em 1967, Israel invade a Palestina e ocupado todo o país.

Em 1979, a Grandirsvânia (meu país imaginário) propôs um acordo entre Egito, Israel e Palestina para libertar o povo palestino e Israel. Em troca seria construído o canal do Sinai, que foi o desvio do braço leste do rio Nilo ao Mar Morto para irrigar os países ali. Israel concordou, mas disse que não iria retirar os israelenses da Palestina e que continuaria a manter o controle no país com uma independência limitada ao povo palestino. O acordo foi aceito, e no mesmo ano a Palestina entrou na K.G.Y.N (Corporação grandirsvânica econômica de nações). Anos se passaram, e mesmo assim a rivalidade e conflitos entre israelenses e palestinos continuaram.

Que Deus abençoe esses dois países.

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.


sexta-feira, 21 de março de 2025

História real e imaginária da Novoeste. Jonas Alexandre Xerém da Silva - JAXS.

 


Olá pessoal. Essa é a história real e imaginária da Novoeste, pois modifiquei a bitola e acrescentei uma linha a mais. Também coloquei algumas imagens para representar a companhia. 

 

Nome: Novoeste.

Tempo de operação: 1904-2002.

Bitola: 1,600 mm.

Extensão: 1.699 km.

Transporte: Ferroviário, cargas e passageiros.

Sede: Bauru, São Paulo.

Local: Brasil.

Áreas: São Paulo e Mato Grosso do Sul.


Mapa das ferrovias da Novoeste.

Desde o Segundo reinado (meados do século XIX) se discutia a construção de uma ligação férrea do longínquo Mato Grosso ao litoral brasileiro. Até então o acesso poderia ser feito exclusivamente por navegação pela bacia platina, o que dependia de relações com a Argentina e o Paraguai. A Guerra do Paraguai/Tríplice Aliança (1864-1870) evidenciou a crítica falta de meios de transporte àquela região. Um exemplo foi o primeiro contingente brasileiro enviado após a declaração de guerra (confira no artigo sobre A retirada da Laguna), que demorou oito meses para percorrer os mais de dois mil quilômetros entre a Capital Imperial e a vila de Coxim, na então província do Mato Grosso. Quando a coluna militar chegou ao seu destino, este já estava abandonado e queimado pelos paraguaios.

Assim, cogitaram-se vários planos para a construção de uma ferrovia. Um dos traçados imaginados (1871) foi entre Curitiba e Miranda, que seria concedido ao Barão de Mauá, entretanto nem sequer foi aprovado ser executado.

Em 1904 foi criada a Companhia Estrada de Ferro Novoeste do Brasil, para quem então a concessão foi transferida. Assim, sob seu patrocínio, o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro divulgou parecer técnico, sugerindo que a nova ferrovia deveria partir da então vila de São Paulo dos Agudos (localidade já alcançada pelas linhas tanto da Paulista quanto da E.F. Sorocabana).

Como o traçado da Sorocabana já estava na iminência de alcançar a vila de Bauru, decretou-se então que a Novoeste deveria partir dos trilhos da Sorocabana em direção a Cuiabá.

O início da empreitada

Destarte, em julho de 1905, iniciou-se em Bauru a construção da Linha Tronco (Estrada de Ferro Novoeste do Brasil). A inauguração do primeiro trecho se deu em 29 de setembro de 1906, até Lauro Müller (km 92), no atual município de Guarantã. A construção foi prosseguindo gradativamente.

Em seguida (1908), a concessão foi dividida em duas partes: a primeira entre Bauru e Itapura (próximo à foz do Rio Tietê), e a segunda entre Itapura e Corumbá. A primeira parte não se alterou. Já a segunda passou a figurar juridicamente como domínio da União, embora devesse ser construída pela própria Companhia E. F. Novoeste do Brasil e arrendada à mesma por sessenta anos.

Bauru-Itapura


Mapa provavelmente da década de 1920, mostrando a linha-tronco da época (posterior Ramal de Lussanvira) e a construção da Variante de Jupiá, que se tornou o atual tronco.

Ainda quanto ao trecho Bauru-Itapura, Araçatuba foi inaugurada em 2 de dezembro de 1908 e dali a linha tomou rumo à margem esquerda do Rio Tietê, prosseguindo a Oeste rente ao leito do mesmo até finalmente atingir Itapura no início de 1910.

A Variante de Jupiá e o Ramal de Lussanvira

A margem do Rio Tietê, onde aventurou-se a ferrovia após Araçatuba até Itapura, era região infestada de malária e outras doenças tropicais, algo que no início do século XX preocupava muito. Assim, a partir da década de 1920, iniciou-se a construção da Variante de Jupiá, mais ao Sul, seguindo o espigão divisor de águas dos rios Aguapeí (ou Feio) e Tietê.

A variante foi completada em 1940, quando então passou a ser considerada linha-tronco. A partir de então, os trilhos entre a estação de Lussanvira e o novo tronco (incluídos os das estações Ilha SecaTimboré e Itapura) foram arrancados. O trecho de Araçatuba a Lussanvira tornou-se o Ramal de Lussanvira. O ramal funcionou até por volta de 1962, quando finalmente foi extinto e seus trilhos arrancados. A estação foi submersa pelo lago da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos em 1990.

Itapura-Corumbá

Em maio de 1908 iniciou-se então a construção da ferrovia Itapura-Corumbá. Duas equipes trabalharam simultaneamente nas duas extremidades, a partir de Itapura e a partir de Corumbá. A ligação foi feita em 1914, nas proximidades da estação então convenientemente denominada Ligação.


Foram construídas as grandes pontes nos rios Paraná e Paraguai, um grande desafio da engenharia brasileira que possibilitou uma ligação com a Bolívia.

Os ramais de Ponta Porã e Esperança do Oeste.

Os Ramais de Ponta Porã e Esperança do Oeste foram construídos de 1936 a 1944, bifurcando-se da linha-tronco na estação de Indubrasil, no município de Campo Grande.





Em 2002, a Novoeste foi adquirida pela Ferrovia Bandeirantes.


Em homenagem á Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, aos construtores, maquinistas e aos que tanto sonharam com a transcontinental Santos Arica... que infelizmente nunca se tornou realidade.

 Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.









domingo, 16 de março de 2025

Mapa real e imaginário do Iêmen (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 

Olá pessoal. Esse é o mapa que eu fiz do Iêmen, país situado no sul da península arábica na Ásia. Aqui eu criei rodovias, ferrovias, cidades, aquedutos e canais de irrigação. Que Deus abençoe o povo iemenita.


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Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.