Se você gostou e quiser
doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e
proteja.
Pix: 033 064 281 24.
Jonas Alexandre Xerém da Silva.
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Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Nessa postagem estão as ferrovias atuais e as que eu criei. Em seguida os mapas que eu também criei. Aqui também está o meu país imaginário a Grandirsvânia. Espero que gostem.
O Transporte ferroviário é a transferência de
pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automotora ou outro veículo
semelhante. O comboio ou seu equivalente circula numa via férrea composta por carris dispostos
ao longo de um percurso. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por
vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa
ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações
ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor eléctrico de
transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes
terrestres.
O início do
transporte ferroviário data do século XIX. Com o desenvolvimento do motor
a vapor, foi possível iniciar uma expansão dos principais caminhos de ferro,
que foram um componente muito importante durante a revolução
industrial. Com o avanço da tecnologia, foram lançados comboios
eléctricos e os comboios a vapor foram substituídos por motores a diesel. Na década de 1960 surgiu o comboio de
alta velocidade, tornando este tipo de transporte cada vez mais rápido e acessível.
Este meio de transporte emergiu na Europa,
mais precisamente na Inglaterra, no século XIX.
As locomotivas eram movidas a vapor, gerado a partir da
queima de carvão mineral. Após o surgimento deste inovador transporte,
rapidamente a sua tecnologia se alastrou para outros pontos do mundo.[4]
Nascido nas
minas de carvão, o caminho de ferro ganhou outras
utilidades muito rapidamente, desenvolvendo-se e espalhando-se para fora das
minas. Passou de um transporte lento e limitado dos minérios, para o transporte de passageiros
e outro tipo de mercadorias, sendo já capaz de atingir, em 1835, os
100 km/h. Foi a causa da criação de novas indústrias e categorias
profissionais, algo de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico
das sociedades. Foi muito importante na colonização do norte da América, ajudando a desbravar o território do oeste americano, que
recebia os empresários que se propunham a construir as vias-férreas, com o
apoio do governo.
Durante o
período das duas grandes guerras, o caminho de
ferro foi o dinamizador de movimentos de homens e máquinas em cenário de guerra
(Figura 3), gerador de conflitos de interesses e defesa,
levando alguns estados a tomar medidas para que as suas fronteiras não fossem tomadas de
assalto. Para além da movimentação de homens, mantimentos e armas durante a
guerra, serviu também para o transporte de milhares de judeus para
os campos de
concentração.
O
desenvolvimento tecnológico e a forte concorrência com outros meios de
transporte, fizeram com que as locomotivas a vapor, que tinham uma manutenção
muito dispendiosa (Figura 4), fossem substituídas pelas diesel e
eléctricas, ainda no século XIX.
Para se ter uma
noção das proporções das linhas férreas no mundo, pode dizer-se que em 1850
existiam 32 000 km e em 1947, cerca de um século depois, 2 000
000 km. Depreende-se destes valores que os caminhos de ferro vieram ter
nos tempos modernos a importância que as vias romanas tiveram na antiguidade.
Na segunda
metade do século XX surgiu uma nova revolução nos caminhos de ferro, com o
aparecimento da alta velocidade com
os franceses e da alta velocidade em sistema de via electromagnética com os
japoneses.
Apesar de o
mundo estar a atravessar uma revolução técnica, científica e informacional, o
transporte ferroviário continua a ser de grande valia no sistema de
transportes. Para além de ser capaz de transportar uma quantidade muito grande
de carga de uma só vez, o custo por tonelada transportada
é muito baixo. Ainda assim, o custo para construção de conservação das
vias-férreas é bastante elevado.
A utilização
deste meio de transporte varia entre os países do mundo. Nos Estados Unidos e
na Rússia, por exemplo, a maioria dos fluxos
de carga ocorre por meio ferroviário. Na parte ocidental da Europa, os
caminhos-de-ferro têm o seu uso bastante difundido, tanto para o transporte de
cargas como de passageiros.
Atualmente o mundo possui em torno de 2 600 000 km de ferrovias,
países como Brasil, China e Rússia construíram novas linhas nos últimos vinte
anos. Na África também houve expansão de vias férreas graças ao avanço da
irrigação. Segundo as pesquisas dessa década, o mundo poderá ter mais ferrovias
com uma extensão que poderá chegar á mais 3 000 000 km pela África, Ásia e
Austrália.
A seguir os mapas e bitolas do mundo.
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Jonas Alexandre Xerém da Silva.
O milagre econômico
ou milagre econômico brasileiro corresponde ao crescimento econômico no
Brasil de 1968 a 1973. Esse período foi
caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto),
industrialização e inflação baixa. Porém, por trás dessa prosperidade, ocorreu
o aumento da concentração de renda, corrupção e exploração da mão de obra.
Foi no governo do presidente Emílio Médici (1969-1974), que o
milagre econômico chegou ao ápice.
O
início do milagre econômico está na criação do Programa de Ação Econômica do Governo (Paeg) na
gestão do presidente Castelo Branco (1964-1967).
O Paeg
previa incentivo às exportações, abertura ao capital exterior, bem como reforma
nas áreas fiscal, tributária e financeira.
Durante
o milagre econômico, o PIB alcançou 11,1% de crescimento anual.
Para
centralizar as decisões econômicas foi criado o Banco Central. Da mesma forma,
a fim de favorecer o crédito e resolver o déficit habitacional, o governo
instituiu o SFH (Sistema Financeiro Habitacional), formado pelo BNH (Banco
Nacional de Habitação) e pela CEF (Caixa Econômica Federal).
A
principal fonte de recursos para o sistema habitacional viria do FGTS (Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço). Este imposto, criado em 1966, era descontado do
trabalhador e foi usado para estimular a construção civil.
Também
se favoreceu a criação de bancos para estimular o mercado de capitais e a
abertura de crédito para o consumidor melhorando, entre outros, o desempenho da
indústria de automóvel.
Além
disso, nada mais que 274 estatais, como a Telebrás, Embratel e Infraero foram
abertas neste período.
Na
época, o ministro da Fazenda, Delfim Neto, justificou essas medidas como
fundamentais para impulsionar o crescimento do País. Delfim Neto utilizava a
metáfora que “o bolo precisava crescer para depois ser repartido”.
Pontos Positivos
· Construção de obras
importantes, como a ponte Rio-Niterói e a usina de Itaipu
· Aceleração da
industrialização
· Incentivo à
indústria da construção civil com a criação do Sistema Financeiro Habitacional.
Pontos Negativos
·
Aumento da pobreza
·
Aumento da inflação
·
Redução do poder aquisitivo do trabalhador pobre
·
Investimento mínimo em saúde, educação e previdência social
·
Desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar
·
Aumento da dívida externa
·
Corrupção e favorecimento a empreiteiras ligadas ao governo
·
Dependência de empréstimos do exterior, principalmente dos Estados
Unidos.
Então você pergunta: o Brasil cresceu
como deveria?
A ponte Rio-Niterói foi a única maior
ponte construída, sendo que outras como ela poderiam ser construídas na Baía de
Todos os Santos na Bahia, na Baía de São Marcos no Maranhão, entre Belém no
Pará á Macapá no Amapá, no rio Amazonas na BR-174 e outros lugares.
Rodovias como a BR-080 e 230 não
foram concluídas, não tiveram asfalto e pontes de concreto.
Não foram construídas linhas da
hidrelétrica de Tucuruí no Pará para fornecer energia para os estados do Amapá,
Amazonas e Roraima, e nenhuma hidrelétrica foi construída nesse último.
Falando em hidrelétricas, a de Itaipu
no rio Paraná por exemplo, não foi construída com eclusa, o que permitiria uma
hidrovia entre Brasil, Paraguai e Argentina. O governo não investiu em
hidrovias nos rios Araguaia, Teles Pires e Tapajós, que são os principais do
Brasil.
Poucos investimentos foram feitos em
ferrovias, como ligações, padronização ou bitola mista em algumas linhas e
houve erradicação de linhas que poderiam ser conectadas com outras.
Não foi investido a irrigação total
do semi-árido do Nordeste, pois o governo preferiu levar os homens sem-terra dessa
região para a terra da Amazônia sem homens. E o problema da seca foi ignorado.
Apenas um estado foi dividido ou
criado, o Mato Grosso do Sul em 1977. Acredito que mais estados poderiam ser
criados para melhor a administração territorial nacional.
Isso é apenas um resumo, mas agora
você tem noção o quanto esse país poderia crescer até mesmo antes da ditadura.
E atualmente a situação ainda continua praticamente a mesma de antes, como
obras que ainda não foram concluídas, saúde precária em vários lugares, cidades
sem tratamento de esgoto, insegurança, rodovias e ferrovias em péssimas
condições, corrupção e burocracia. Resumindo: o novo milagre econômico também
fracassou. Quer um exemplo? A Ferrovia Norte Sul foi planejada muitas décadas
antes, só começou a ser construída em 1987 de Açailândia no Maranhão e só
chegou em Porto Franco em 1996. Somente no governo do Lula nos anos 2000 que a
ferrovia voltou a ser construída, mas infelizmente sofreu atrasos. E finalmente
em abril de 2023 a ferrovia então ligou Santos em São Paulo á São Luís no
Maranhão. Percebeu a situação? As pessoas cresceram, viveram, morreram e a
ferrovia não ficava pronta. É como se o Brasil fosse o Antigo Egito, onde as
pirâmides levavam vinte anos para serem concluídas, os pobres morriam na
construção e os ricos enriqueciam.
Você acredita que esse país vai melhorar
ou piorar? Eu, meus pais, avôs, bisavôs e tios cresceram, envelheceram, alguns
morreram sonhando e ainda sonhando com aquele país que tanto desejam. O que pensam
as crianças e jovens? Eles também sonham e querem um futuro melhor.
Sigo vivo...
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Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Você conhece algum herói
da vida real ou da ficção que fez um ato de bravura, mas ficou esquecido ou foi
rejeitado?
Na reta final do desenho
de Dragon Ball Z, houve um episódio em que Goku estava lutando contra Majin Boo
para poder salvar a terra, mas parecia que tudo estava perdido, e os amigos e familiares
de Goku torciam para ele ganhar. Mas Majin Boo parecia ser invencível e comemorava.
Mas nem tudo estava perdido. Um dos personagens disse que somente a Genki Dama
poderia destruir Boo, e que era necessário energia humana. Então os saiadins
tentaram falar com o povo da Terra por telepatia e alguns distraíram Boo
lutando com ele, e Goku começou a convencer as pessoas de erguer suas mãos para
cima para lançar energia para forma a Genki Dama e salvar o planeta. Mas as
pessoas não deram ouvido a Goku, pois diziam que não o conhecia. Goku clamava
em voz alta, mas as pessoas rejeitavam. Parecia que tudo estava perdido. Até
que uma pessoa que estava vendo a luta entre Goku e Boo, o senhor Satan,
começou a falar com as pessoas da Terra, e então elas começaram a dizer: É o
senhor Satan. Ele então começou a convencer as pessoas de que ele estava
lutando contra o Boo para salvar o planeta. E então todas as pessoas ergueram
as mãos para cima e lançaram suas energias, e então a Genki Dama começou a ser
formada e Goku á segurando até que ela ficar imensa. Majin Boo então percebeu
que aquilo era para destruí-lo, e então Goku lançou a Genki Dama nele, tentou
segurar, mas não conseguiu, e finalmente foi exterminado. Os amigos de Goku
comemoram, e povo da Terra também. Mas quem ficou com a fama de salvar a Terra foi
o senhor Satan, porque todos o conheciam, e ele era humano lutador, mas não possuía
nenhum poder, e sem falar que ficou com medo do Majin Boo durante a luta entre
ele e o Goku.
Você percebeu? O Goku, com a ajuda de seus amigos se sacrificaram para salvar a Terra, mas ficaram sem fama mundial, e povo da Terra nem fez ideia de que foram eles que lutaram contra o Boo para salvá-los. Mas seus amigos reconheceram eles como heróis. Infelizmente na vida real é assim. Quantas pessoas fizeram o bem para o próximo, quantas salvaram outras, quantas deram o seu sangue por outros, quantas lutaram pelo bem, e mesmo assim ficaram esquecidos ou foram rejeitados? Até mesmo por familiares e amigos? E o pior, os maus as vezes ficam com a fama. Assim também aconteceu semelhantemente com Jesus. Ele se ofereceu como sacrifício vivo para salvar o mundo, e mesmo assim foi rejeitado pelos seus e por outros. Mas muitos o aceitaram, seguiram seus passos e fazem DELE o herói do universo. Pois Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Jesus, seu único filho para crermos Nele e sermos salvos por Ele (João 3:16). Que possamos nos lembrar das pessoas que deixaram seu lado nesse mundo e que fizeram o possível para torna-lo melhor, e que possamos nos inspirar nelas.
Se você se sente
rejeitado, menosprezado e sem esperança, não desista, pois Jesus está ao seu
lado por onde você estiver e fará de você m vencedor. Tende bom ânimo, pois Jesus
venceu o mundo por nós (João 16:33).
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Jonas Alexandre Xerém da Silva.
Olá pessoal. Essa é uma história imaginária que criei da copa de 1946 do meu país imaginário a Grandirsvânia. Espero que gostem.
Copa do Mundo FIFA Grandirsvânia 1946 (Campeonato Mundial de Futebol
de 1946, em português
europeu) foi a quarta
edição deste evento
esportivo, que
passou a ser organizado quadrienalmente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A competição foi disputada
na Grandirsvânia, entre 2 a 28 de julho. A FIFA selecionou esse país como sede,
quase um ano antes da Segunda Guerra Mundial. As partidas foram disputadas nas
cidades de Puxxklak, Xayssply, Konnolyk, Slasme, Swyhbo, Tyssllamra, Heakojlyk,
Yoxxllamda, Umyek e Vulyd.
Trinta e seis equipes, sendo 10 da Europa, oito da América, quatro
da África, onze da Ásia e três da Oceania participaram do torneio. Outros países
não puderam participar por causa dos danos causados na Segunda Guerra Mundial.
Alguns países criaram uniões esportivas para diminuir o número de equipes, como
a Bolivária, que na época era formada pela Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e
Bolívia.
Na primeira partida, a Grandirsvânia ganhou de 2 x 1 do Egito em Puxxklak.
Bandeiras.
Cidade sedes.
A Grandirsvânia foi a campeã ganhando
de 3 x 2 da Pratina na final em Puxxklak, e tendo a União Ibérica no terceiro lugar. No dia
do encerramento foram feitas homenagens ás pessoas que morreram na Segunda
Guerra Mundial, e todos os jogadores da copa ganharam a medalha da esperança do
governo grandirsvânico.
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