terça-feira, 6 de dezembro de 2022

História imaginária do lago Bodélé, Chade (i). Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 

Olá. Essa história é uma imaginação minha situada no Chade, país da África. Aqui eu conto sobre o investimento que a Grandirsvânia (meu país imaginário) no antigo lago seco do Bodélé, que existe de verdade no deserto do Chade e que já foi o maior do continente africano. Há imagens que foram coletadas do Google e foram alteradas.

 

O Chade é um país situado no centro-norte da África com uma área de 1.284.000 km². Sua capital é Jamena ou Djamena. O país foi território da França, e em 11 de agosto de 1960 se tornou independente. No mesmo ano, o governo do Chade estava criando o projeto de irrigação no país para expandir a agricultura. Parte do projeto era escavar o sal da depressão do Bodélé e transformá-lo em um lago de água doce, mas era um projeto caro, e o país ainda era novo e em desenvolvimento. Foi então que o governo se lembrou do canal da Sibéria na Ásia, construído pela Grandirsvânia. E enviou representantes para lá e apresentar o projeto e as propostas. Chegando em Puxxklak, capital da Grandirsvânia em outubro de 1960, os chadianos apresentaram o projeto e as propostas ao governo, que se interessou e estudou o assunto. Em fevereiro de 1961, o governo aceitou em investir no projeto chadiano, e o anunciou para a Nigéria e Camarões, que também se interessaram. Uma das partes do projeto era construir uma ferrovia de Djamena ao Bodélé, e também grandes depósitos no Chade para o sal.


No mês de junho de 1961 iniciaram-se as obras da ferrovia de Djamena ao Bodélé com bitola de 1,000 mm e dos depósitos para o sal em Djamena. Em fevereiro de 1962 os depósitos foram concluídos, e a ferrovia concluída em agosto de 1964. No mesmo ano iniciaram-se as escavações do sal do Bodélé, e toneladas eram extraídas e transportadas de trem. Em 1965, o governo do Chade iniciou a construção do canal do Bodélé para fazer o desvio do rio Chari ao lago Bodélé e terminar no lago Chade.


Mapa do Chade.

Em 1969, as escavações foram finalizadas com todo o sal armazenado nos depósitos de Djamena, e parte dessa matéria foi comprada pela Grandirsvânia. Em 1971, o canal do Bodélé foi concluído, e as água do rio Chari foi desviada a poucos em direção ao lago Bodélé. Outro canal, o da África Central que também foi construído pela República Centro Africana que ligou o rio Ubangui ao Chari, aumentou o volume de água no Bodélé e Chade.


Atualmente todo o Chade está irrigado e o país faz parte da hidrovia norte centro africana através do lago Bodélé.

A realidade.

O Bodélé é uma depressão africana localizada no terreno árido do Chade que já foi um mega lago que secou há cerca de mil anos.


Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.




 



Um comentário: