terça-feira, 16 de maio de 2023

Divina e Perfeita Lei de Deus. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.


Desde o Éden, o Senhor Deus depois de criar o homem e a mulher os presenteou com um belo jardim e animais, e disse a eles para não comerem do fruto de uma árvore no meio do jardim. Digamos que tinha mil árvores frutíferas, e Deus proibiu apenas uma. Mas, um ser caído que tinha sido expulso do céu por causa de sua rebeldia, convenceu e confundiu a mente de Eva para comer o fruto do bem e do mal, e o homem também comeu, se tornando pecadores e mortais. Deus então foi até eles no jardim, os repreendeu e os expulsou do jardim. E essa foi a primeira transgressão ao mandamento de Deus. Mas Ele os abençoou e trouxe a graça, mas viveram uma vida difícil e dolorosa. Ler Gênesis 3. Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Um certo dia, eles dois ofereceram sacrifícios ao Senhor Deus, Abel sacrificou um cordeiro e Caim ofereceu os frutos da terra. Deus se agradou da oferta de Abel, mas não o de Caim. Ele ficou inconformado e com inveja de seu irmão. Caim então chamou Abel para o campo, e então Caim o matou, sendo esse o primeiro homicídio e também uma transgressão ao mandamento de Deus (Gênesis 4:1-16). E com o passar nos anos, a corrupção e a maldade das pessoas aumentaram na terra, e Deus se arrependeu e queria destruir toda a criação. Mas através de um homem justo chamado Noé, Deus então deu uma chance, e disse a ele para construir uma arca, que depois de concluída, um par de cada animal segundo sua espécie entraram na arca, e também Noé e sua família (total de oito pessoas). Então Deus mandou o dilúvio e os que rejeitaram a Deus pereceram nas águas, e a terra ficou inundada por quarenta dias. Ao terminar esses dias, as águas foram diminuindo até a arca encalhar no solo, e foi o fim do dilúvio. Noé, sua família e os animais saíram da arca, e com o passar dos anos foram se multiplicando. Mas, novamente a corrupção e a maldade retornaram, enquanto uns eram fieis a Deus, outros se rebelaram contra Ele. Muitos anos se passaram, Deus enviou Moisés para libertar seu povo da escravidão no Egito para leva-los para a Canaã, a terra prometida. Mas antes de chegarem lá, Deus deu-lhes os dez mandamentos (Êxodo 20:3-17) porque eles também haviam cometido transgressões a Deus, e esses mandamentos, no caso a lei, são o caráter de Deus. Mesmo tendo consciência disso, muitos transgrediram a lei, o que aconteceu até os dias de hoje, e vieram as consequências da desobediência.

Muitas denominações cristãs dizem que a lei, os dez mandamentos foram abolidos, e o sábado também. E outras dizem que o antigo testamento também foi. Mas o que diz a Bíblia sobre isso? Deus muda? Podemos fazer o que quiser sem sermos julgados? Não precisamos então sermos obedientes? Vamos analisar os versículos que dizem sobre a lei e o sábado.

Gênesis 2:2-3. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.

Mateus 22:35-40. E um deles, intérprete da Lei, experimento-o, lhe perguntou: Qual o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o seu coração, de toda tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas.

Levítico 19:18. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo: mas amarás o próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 6:5. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.

Mateus 5:17. Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para abolir, vim para cumprir.

Romanos 3:20 e 24. visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

1ª João 3:4. Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Romanos 7: 7 e 8. Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.

Romanos 7:12. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.

Salmos 19:7. A lei do Senhor é prefeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.

Hebreus 7:19. (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.

Efésios 2:15. aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos em forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

Daniel 9:27. Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana, fará sessar o sacrifício e a oferta de manjares; virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.

Daniel 7:25. Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

Êxodo 31:16. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.

Levítico 16:31. É sábado de descanso solene para vós outros, e afligireis a vossa alma; é estatuto perpétuo.

Mateus 28:1. No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

Marcos 2:27 e 28. E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

Lucas 23:56. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.

Atos 17:2. Paulo, segundo o seu costume, foi procura-los, e por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras.

Tiago 2:10. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto se, se torna culpado de todos.

Romanos 13:8. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

De acordo com essas passagens bíblicas, se a lei e o sábado foram abolidos, então porque Jesus disse que veio para cumprir e não abolir? Se Jesus aboliu a lei, quem mudou os tempos e a lei (Daniel 7:25)? Se a lei é um julgo pesado, por então temos que carregar a cruz (Lucas 9:23)? Se o domingo é o dia de guarda, então porque não está escrito nas escrituras? Será que a maioria dos cristãos já pensaram em estudar sobre esse assunto na Bíblia? O que eles diriam? “Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mateus 22:29).

 Assim como as leis civis e de trânsito por exemplo servem para proteger a sociedade, assim também a lei de Deus nos protege e aponta para o pecado. Se a lei foi abolida então o pecado deveria ter sido abolido também, e isso no caso quer dizer que podemos fazer o mal contra o próximo sem que haja consequências e não vamos prestar contas com Deus. Você concorda com isso? Onde entra o caráter de Deus nisso? O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Os que fizeram o bem vão ressuscitar para a vida eterna, e os que fizeram o mal irão ressuscitar para o juízo (João 5:29). E no juízo não haverá misericórdia (Tiago 2:13).

Muito em breve, os Estados Unidos irão assinar o decreto dominical e irá obrigar todos os povos da terra a guardarem o domingo como dia de descanso, e os que se recusar não irão comprar e nem vender. Quanto os verdadeiros adoradores do Senhor Deus serão perseguidos, e os povos da terra serão obrigados a adorar a besta e sua imagem irá pelejar contra o povo de Deus (Apocalipse 13).

Apocalipse 12:17. Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

Apocalipse 14:12. Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

A porta da graça ainda está aberta, mas em breve será fechada e os que ficaram do lado de Deus serão salvos (Apocalipse 2:10), mas os que o rejeitaram irão para a morte eterna (Apocalipse 20:15).

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32. 


 

sábado, 6 de maio de 2023

Ferrovias atuais, planejadas e propostas minhas para o Brasil. Jonas Alexandre Xerém da Silva – JAXS.

 

Resumo da história.

A primeira ferrovia brasileira foi construída em 1854 por Irineu Evangelista de Souza, e alguns anos depois outras linhas começaram a ser construídas para transportes, como o café. E mesmo assim, no final do século XIX, o Brasil tinha uma malha pequena com poucos quilômetros com várias bitolas, sendo a maioria na região sudeste. E por volta dos anos 1890 que o governo decretou que as companhias deveriam adotar a bitola de 1,000 mm ou a de 1,600 mm. Até o final dos anos 1920, o país já tinha uma malha extensa, mas deixou de construir outras linhas que seriam fundamentais para integrar o país. Para ter uma noção por exemplo, não tinha uma ligação direta da cidade do Rio de Janeiro á Fortaleza e Porto Alegre. Vários projetos de ferrovias ficaram no papel. Os governos federal e paulista nem ser quer adotaram a bitola mista que poderia se fundamental em algumas linhas. Em 1957, as ferrovias da união foram unificadas e formaram a Rede Ferroviária Federal S.A, e a partir daí as ferrovias receberam menos investimentos e várias linhas foram erradicadas, porque o governo deu prioridade ás rodovias. Nos anos 1980, o governo decretou que toda a malha deveria ser padronizada, no caso com a bitola de 1,600 mm, mas os anos se passaram, e a padronização não ocorreu. Em 1997, o governo privatizou as ferrovias, extinguiu a Rede Ferroviária S.A, e também tirou os trens passageiros, o mesmo aconteceu no estado de São Paulo em 1998. Nos anos 2000, as ferrovias voltaram a crescer no país, mas em marcha lenta, sendo algumas até hoje não foram concluídas, como a Norte Sul e Fiol. A maioria das ferrovias de bitola métrica (1,000 mm) não receberam nenhuma padronização para a bitola de 1,600 mm, e atualmente algumas estão desativadas e em péssimas condições de conservação. Resumindo, estamos pagando o caríssimo preço por causa da corrupção e burocracia. 

Mapa das ferrovias do Brasil em 1954.

A China por exemplo, que era mais pobre que o Brasil, atualmente é a segunda maior economia do mundo e possui mais 100 mil quilômetros de ferrovias em todo o seu território contra 30 mil do nosso país. A China construiu em poucos anos uma ferrovia nas regiões montanhosas do Tibete onde a altitude passa de 2 mil metros, enquanto o Brasil ainda está construindo a Ferrovia Norte Sul desde os anos 1980. Trágico. E somente o nosso país é que está, digamos, investindo em ferrovias na América do Sul, já que a ligação de Paranaguá no Paraná á Antofagasta no Chile por exemplo, não saiu do papel. Enquanto isso na África e Ásia as ferrovias estão expandindo. Meus parabéns a eles.

Esse é o mesmo mapa em 1954, mas com ligações que poderiam ser construídas anos antes, e com bitola mista em algumas linhas que fariam a malha ser conectada do sul ao nordeste e parte do centro oeste.

Alguns dizem que a bitola métrica de 1,000 mm é ultrapassada, e outros dizem que ela ainda é fundamental e eficiente. No Japão, a maioria das ferrovias são estreitas com a bitola de 1,067 mm, enquanto as linhas de trens balas possuem a bitola de 1,435mm. Estamos falando da terceira maior economia do mundo... então porque ainda possui bitola estreita? Se deu certo no Japão, acredito eu que poderia dar certo também no Brasil. No caso teria que adotar a bitola mista em algumas linhas para facilitar a integração.

Esse é o mapa das ferrovias do Brasil. As linhas rosas possuem a bitola de 1,000 mm, a azul 1,435 mm, verdes claros 1,600 mm, as cinzas bitola mista, as douradas erradicadas, as em ouro velho planejadas e as verdes são propostas minhas. E se de fato o governo investir e padronizar toda a rede, teremos uma extensa malha em todo o país. E quem sabe trens passageiros.


Esse é o mapa de como poderia ser atualmente as ferrovias no Brasil, com as bitolas de 1,000, 1,600 mm e bitola mista em algumas linhas. E a bitola de 1.435 mm no Amapá. 


Mas sinceramente, esse sonho não vai acontecer. Todas as oportunidades foram jogadas no lixo. São mais de 170 anos de ferrovias nessa nação e não temos nem a metade que a Rússia possui, sem falar do potencial de hidrovias que infelizmente também não receberam investimentos. E quanto as rodovias, até hoje há várias delas que não foram concluídas, trechos sem asfalto, sem pontes, algumas nem saíram do papel e outras em péssimas condições de tráfego. Se agora o lema do novo governo é União e Reconstrução, vamos então mais uma vez aguardar o que sonhamos há décadas.

Mas, sinceramente... em 2 mil e nunca.

 

Se você gostou e quiser doar qualquer valor para apoiar meu trabalho será bem-vindo. Deus te abençoe e proteja.

Pix: 033 064 281 24. Jonas Alexandre Xerém da Silva.